MEC implementa educação cidadã para formar jovens conscientes e críticos
Ministério da Educação busca transformar a formação cidadã no Brasil, envolvendo um milhão de alunos anualmente na democracia e na sustentabilidade

João Tavares, fundador da Rede Nacional de Educação Cidadã, explica que a ideia é formar os jovens para terem suas próprias opiniões e exercerem sua consciência crítica. (Foto: Colagem de Thais Barroco sobre fotos de arquivo pessoal/joão tavares e acervo/Rede NEC)
Ouvir a notícia:
MEC implementa educação cidadã para formar jovens conscientes e críticos
Ouvir a notícia
MEC implementa educação cidadã para formar jovens conscientes e críticos - MEC implementa educação cidadã para formar jovens conscientes e críticos
O Ministério da Educação (MEC) anunciará em breve o Programa Nacional de Educação para a Cidadania e Sustentabilidade, com o objetivo de formar professores e engajar um milhão de alunos anualmente na compreensão do sistema democrático. A iniciativa surge em resposta a um pedido de mais de 120 instituições da sociedade civil, que se uniram na Rede Nacional de Educação Cidadã (Rede NEC).
João Tavares, diretor executivo da Rede NEC, destaca que a educação cidadã é fundamental para que os jovens possam exercer sua consciência crítica e desenvolver suas próprias opiniões. Segundo ele, “no Brasil, essa é uma pauta que não é trabalhada de forma sistêmica”. O programa será voluntário para estados e municípios e visa ensinar a importância do sistema democrático e o funcionamento dos Três Poderes.
A proposta do MEC busca preencher uma lacuna na formação cidadã dos brasileiros, uma vez que muitos não têm acesso a informações sobre como participar ativamente da democracia. Tavares enfatiza que a educação cidadã deve ser suprapartidária, permitindo que os alunos aprendam a questionar, criticar e sugerir melhorias ao governo.
Com a expectativa de impactar um milhão de estudantes anualmente, o programa representa um passo significativo para a promoção da cidadania e do engajamento democrático no Brasil. A iniciativa é vista como uma oportunidade de formar uma geração mais consciente e ativa na construção da democracia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.