Notícias

Sobrevivente de Auschwitz, Naftali Fürst, compartilha sua história 80 anos após a libertação do campo

Naftali Fürst, sobrevivente do Holocausto, relembra sua chegada a Auschwitz em 1944. Ele reflete sobre o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que afetou sua família. Fürst destaca a importância de contar sua história e a dor de quem sofre. Com apenas 220 mil sobreviventes, ele se sente responsável por compartilhar memórias. Comparações entre o ataque e o Holocausto o incomodam, mas ele empathiza com todos os que sofrem.

"Sobrevivente do Holocausto Naftali Fürst faz uma pausa durante uma entrevista em casa em Haifa, Israel, na terça-feira, 14 de janeiro de 2025. (Foto: AP Photo/Maya Alleruzzo)"

"Sobrevivente do Holocausto Naftali Fürst faz uma pausa durante uma entrevista em casa em Haifa, Israel, na terça-feira, 14 de janeiro de 2025. (Foto: AP Photo/Maya Alleruzzo)"

Ouvir a notícia

Sobrevivente de Auschwitz, Naftali Fürst, compartilha sua história 80 anos após a libertação do campo - Sobrevivente de Auschwitz, Naftali Fürst, compartilha sua história 80 anos após a libertação do campo

0:000:00

Naftali Fürst, um sobrevivente do Holocausto de 92 anos, relembra sua chegada ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 3 de novembro de 1944, quando tinha apenas 12 anos. Ele e sua família foram forçados a sair de um vagão de carga, enfrentando a brutalidade dos soldados da SS e a separação imposta pelo médico nazista Josef Mengele. “Sabíamos que iríamos para a morte certa”, recorda Fürst, que retorna ao campo para marcar o 80º aniversário da libertação do local.

A sobrevivência de Fürst foi marcada por uma série de coincidências. Ele chegou a Auschwitz um dia após a ordem de Heinrich Himmler para interromper o uso das câmaras de gás, o que salvou sua vida temporariamente. Durante 60 anos, ele evitou falar sobre suas experiências, mas a participação em cerimônias de memória o levou a se tornar um defensor ativo da lembrança do Holocausto. “Decidi me dedicar ao trabalho memorial,” afirmou, destacando sua presença em eventos significativos, incluindo um encontro com o Papa Francisco em 2016.

Com a aproximação do 80º aniversário da libertação de Auschwitz, Fürst reflete sobre o impacto do Holocausto, que resultou na morte de cerca de 6 milhões de judeus. Ele também menciona a atualidade de sua história, especialmente após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que afetou sua família. “Vimos horrores que não podíamos imaginar,” disse ele, expressando sua preocupação com a situação em Gaza, mas diferenciando-a do Holocausto, que foi uma “indústria da morte” com um sistema organizado de extermínio.

Atualmente, Fürst se dedica a compartilhar sua história em documentários e eventos, atuando como presidente da Associação dos Prisioneiros de Buchenwald. Ele enfatiza a importância de transmitir seu testemunho às novas gerações, “você assume a obrigação de continuar a contar isso,” conclui, ressaltando a responsabilidade de manter viva a memória dos que foram perdidos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela