Notícias

Carnaval de São Paulo contará com tecnologia avançada para segurança e monitoramento

O carnaval de São Paulo terá segurança reforçada com o programa Smart Sampa. Serão 23 mil câmeras e 20 drones monitorando os principais blocos da festa. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) contará com 5 mil agentes, aumento de 30%. O cão robô, Smart Dog, auxiliará na segurança e reconhecimento facial em tempo real. Espera se que 16 milhões de pessoas participem das festividades nos próximos três finais de semana.

Cão-robô começou a ser utilizado pela GCM em 2024, para monitoramento de áreas com grande público (Foto: Ciete Silvério/SMSU)

Cão-robô começou a ser utilizado pela GCM em 2024, para monitoramento de áreas com grande público (Foto: Ciete Silvério/SMSU)

Ouvir a notícia

Carnaval de São Paulo contará com tecnologia avançada para segurança e monitoramento - Carnaval de São Paulo contará com tecnologia avançada para segurança e monitoramento

0:000:00

O Carnaval de São Paulo deste ano, que começa neste final de semana de pré-carnaval, contará com um robusto esquema de segurança inédito, coordenado pelo programa Smart Sampa. A operação envolverá 23 mil câmeras espalhadas pela cidade, 20 drones monitorando os maiores blocos, um cão robô e mais de 5 mil agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A prefeitura anunciou os detalhes da operação de segurança na quinta-feira, 20 de fevereiro.

O efetivo da GCM representa um aumento de 30% em relação ao Carnaval de 2024, com 470 viaturas e 140 motos disponíveis, além de 7.300 policiais militares. No sambódromo do Anhembi, 234 veículos de segurança estarão em operação. Nos megablocos, a segurança será reforçada com câmeras fixas interligadas ao sistema Smart Sampa, permitindo monitoramento em tempo real.

A base móvel do programa, chamada Smart Bus, será equipada com uma câmera de visão 360º e monitores conectados à plataforma do sistema, posicionando-se em locais estratégicos. O Smart Dog, um cão robô da GCM, também estará presente nos blocos mais movimentados, utilizando câmeras com reconhecimento facial para transmitir imagens em tempo real à central do Smart Sampa.

O Secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou a integração entre as forças de segurança, afirmando que a operação visa aumentar a segurança da população. Ele mencionou que a Polícia Militar e a GCM estarão em total colaboração, com monitoramento antecipado de possíveis crimes. A gestão municipal espera que 16 milhões de pessoas participem da festa nos próximos três finais de semana, com 601 dos 767 blocos inscritos confirmados para desfilar.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela