11 de abr 2025
Netflix contesta cronologia da mídia na França e busca reduzir prazo de exibição de filmes
Netflix contesta na França a "cronologia da mídia" e busca reduzir o prazo de exibição de filmes de 15 para 12 meses, sem aumentar investimento.
Netflix investirá em produções no México (Foto: Reprodução/AFP)
Ouvir a notícia:
Netflix contesta cronologia da mídia na França e busca reduzir prazo de exibição de filmes
Ouvir a notícia
Netflix contesta cronologia da mídia na França e busca reduzir prazo de exibição de filmes - Netflix contesta cronologia da mídia na França e busca reduzir prazo de exibição de filmes
A Netflix apresentou um recurso ao Conselho de Estado da França em 11 de abril de 2025 para contestar a cronologia da mídia, que exige um período de espera de 15 meses para exibir filmes após sua estreia nos cinemas. A plataforma busca reduzir esse prazo para 12 meses sem aumentar seu investimento atual de 50 milhões de euros no cinema francês.
A norma atual impõe que plataformas de streaming esperem um tempo determinado para distribuir filmes, dependendo de sua contribuição financeira ao setor audiovisual. A Netflix, que não é signatária do novo acordo de cronologia, enfrenta restrições semelhantes às de outros grupos, como Canal+, que pode exibir filmes após seis meses de lançamento devido a um investimento significativo.
O decreto de 13 de fevereiro formalizou um novo acordo que inclui a Netflix, mesmo sem sua participação direta. Em contraste, a Disney conseguiu uma redução do prazo de 17 para 9 meses após negociações que resultaram em um aumento de sua contribuição para a produção audiovisual na França.
O investimento da Netflix representa cerca de 4% de sua receita no país. A disputa sobre a cronologia da mídia reflete as tensões entre plataformas de streaming e o setor cinematográfico francês, que busca equilibrar a exibição de filmes e o financiamento da produção local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.