29 de abr 2025
Nepal exige experiência em montanhas de 7 mil metros para escalar o Everest
Nepal impõe nova regra para escaladores do Everest: experiência em montanha de 7.000 metros é agora obrigatória. Medida visa segurança e menos filas.
Purnima Shrestha/Reuters
Ouvir a notícia:
Nepal exige experiência em montanhas de 7 mil metros para escalar o Everest
Ouvir a notícia
Nepal exige experiência em montanhas de 7 mil metros para escalar o Everest - Nepal exige experiência em montanhas de 7 mil metros para escalar o Everest
Nepal implementará novas regras para a emissão de permissões de escalada no Everest, exigindo que os alpinistas tenham experiência em pelo menos uma montanha de sete mil metros. A proposta visa aumentar a segurança e reduzir a superlotação na montanha, que já resultou em várias mortes.
O país, que depende fortemente do turismo de escalada, tem enfrentado críticas por permitir que muitos alpinistas inexperientes tentem a ascensão ao pico de oito mil oitocentos e quarenta e nove metros. Em 2023, pelo menos doze escaladores morreram e cinco desapareceram nas encostas do Everest, enquanto quatrocentas e setenta e oito permissões foram emitidas.
Requisitos para Permissão
De acordo com o projeto de lei, a permissão para escalar o Everest será concedida apenas após a comprovação de que o alpinista já escalou uma montanha de sete mil metros no Nepal. Além disso, o guia e o chefe da equipe devem ser cidadãos nepaleses. A proposta já foi registrada na Assembleia Nacional, onde o governo possui a maioria necessária para aprovação.
Operadores internacionais de expedições sugerem que a exigência de experiência não se restrinja apenas a montanhas no Nepal. Lukas Furtenbach, da empresa Furtenbach Adventures, argumenta que incluir montanhas próximas a essa altura, como Ama Dablam e Aconcagua, seria mais sensato. Ele também defende que guias de outros países possam atuar no Everest, devido à escassez de guias qualificados no Nepal.
Desafios e Opiniões
Garrett Madison, da Madison Mountaineering, sugere que a experiência em montanhas de seis mil quinhentos metros em qualquer lugar do mundo poderia ser uma alternativa mais viável. Ele destaca a dificuldade de encontrar montanhas acima de sete mil metros no Nepal que sejam acessíveis para treinamento.
Embora existam mais de quatrocentos picos disponíveis para expedições no Nepal, apenas setenta e quatro são superiores a sete mil metros. No entanto, muitos desses picos não atraem escaladores, conforme apontado por Tashi Lhakpa Sherpa, da 14 Peaks Expedition.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.