Casario degradado próximo aos Arcos está em uma das oito áreas definidas como beneficiárias do programa Reviver Centro Patrimônio Pró-Apac (Foto: Gabriel de Paiva)

Casario degradado próximo aos Arcos está em uma das oito áreas definidas como beneficiárias do programa Reviver Centro Patrimônio Pró-Apac (Foto: Gabriel de Paiva)

Ouvir a notícia

Prefeitura do Rio lança programa para revitalizar imóveis degradados no Centro - Prefeitura do Rio lança programa para revitalizar imóveis degradados no Centro

0:000:00

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta quinta-feira, o programa Reviver Centro Patrimônio Pró-APAC, que visa a recuperação de imóveis degradados na região central da cidade. O evento ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio (Sinduscon-Rio), localizada na Cruz Vermelha. O programa oferece subsídios de R$ 3.212 por metro quadrado para reformas, com a participação da iniciativa privada.

O prefeito Eduardo Paes, que participou do lançamento, destacou a importância da iniciativa para enfrentar o abandono e a degradação de imóveis históricos. "A gente vê prédio caindo, colocando em risco não só o patrimônio, mas a vida das pessoas", afirmou Paes. Ele garantiu que o município investirá os recursos necessários para recuperar os imóveis tombados e degradados.

Os imóveis serão identificados, desapropriados e leiloados para empresas que se comprometerem a realizar as reformas. O subsídio será liberado em etapas, com 10% após a conclusão do projeto e mais 10% após a emissão das licenças de obras. As empresas que não cumprirem as obrigações terão os imóveis devolvidos ao município.

Critérios de Elegibilidade

Os imóveis elegíveis para o programa são aqueles em estado de abandono ou risco de queda. A subsecretária de Regulação e Ambiente de Negócios, Carina Quirino, explicou que o programa não beneficiará proprietários que não cuidam de seus imóveis, evitando premiar a inação.

O programa não impõe uma destinação específica para os imóveis reformados, que poderão ser utilizados para fins residenciais, comerciais ou culturais. A expectativa é que centenas de edificações sejam recuperadas, contribuindo para a revitalização do Centro do Rio. O setor da construção civil recebeu a iniciativa de forma positiva, considerando-a uma importante medida para estimular a recuperação de casarões e imóveis ociosos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela