27 de abr 2025
Rússia intensifica uso de motocicletas em ofensivas no conflito com a Ucrânia
Rússia intensifica uso de motocicletas em ofensivas na Ucrânia; Ucrânia destrói 15 veículos e registra 40 soldados russos mortos.
Tatyana Makeyeva/AFP via Getty Images (Foto: Tatyana Makeyeva/AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Rússia intensifica uso de motocicletas em ofensivas no conflito com a Ucrânia
Ouvir a notícia
Rússia intensifica uso de motocicletas em ofensivas no conflito com a Ucrânia - Rússia intensifica uso de motocicletas em ofensivas no conflito com a Ucrânia
A Rússia planeja intensificar o uso de pequenas unidades em motocicletas e quadriciclos nas frentes de batalha na Ucrânia, conforme informações do Exército Ucraniano e analistas. Vídeos divulgados pelo Ministério da Defesa Russo mostram tropas em treinamento, utilizando táticas em grupos de duas ou três motos.
As forças russas têm empregado esses veículos para evitar os drones ucranianos. O Instituto para o Estudo da Guerra, em Washington, observa que a nova estratégia sugere o desenvolvimento de uma doutrina tática para o uso sistemático de motocicletas. A Ucrânia antecipa uma ofensiva significativa da Rússia nos próximos meses, visando conquistar mais território antes de um possível acordo de cessar-fogo.
Os ataques com motocicletas são chamados de “ataques banzai” pelos ucranianos. O comandante ucraniano Andriy Otchenash afirmou que as motos permitem uma rápida movimentação, mas as perdas russas têm sido elevadas. “Isso indica que o inimigo não possui um grande número de equipamentos militares ofensivos, mas está se adaptando às condições de guerra”, disse o Centro de Comunicação Estratégica da Ucrânia.
Recentemente, o Exército Ucraniano informou ter repelido um ataque russo na vila de Bahatyr, na linha de frente de Donetsk, destruindo 15 motocicletas e matando cerca de 40 soldados russos. A utilização de quadriciclos também foi reportada em Chasiv Yar, onde as linhas de frente permanecem praticamente inalteradas há um ano.
Táticas e Desafios
O uso de motocicletas apresenta vantagens e desvantagens para as tropas russas. Embora a velocidade ajude a evitar drones, o barulho das motos dificulta a percepção de ameaças aéreas. A mídia estatal russa tem promovido as vantagens dessas unidades, destacando que os motociclistas podem infiltrar-se rapidamente nas posições inimigas.
Além disso, as motocicletas estão sendo utilizadas para evacuar feridos. O canal de Telegram da publicação Zvezda relatou que fuzileiros navais russos na região de Kursk estão empregando motos para resgatar civis e soldados feridos. Vídeos mostram soldados sendo transportados em áreas lamacentas.
No ano passado, o Ministério da Defesa do Reino Unido observou um aumento no uso de motos e veículos off-road em ataques noturnos. No final de 2023, o presidente russo Vladimir Putin inspecionou veículos todo-terreno fabricados na China, com cerca de 500 já em serviço e um pedido de 1.500 adicionais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.