15 de ago 2025
Afegãos reassentados no Reino Unido sofrem com nova violação de dados do MoD
Ataque cibernético expõe dados de afegãos no Reino Unido, levantando preocupações sobre a segurança das informações pessoais e a proteção dos vulneráveis

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Afegãos reassentados no Reino Unido sofrem com nova violação de dados do MoD
Ouvir a notícia
Afegãos reassentados no Reino Unido sofrem com nova violação de dados do MoD - Afegãos reassentados no Reino Unido sofrem com nova violação de dados do MoD
Um novo incidente de violação de dados expôs informações pessoais de até 3.700 afegãos que viajaram para o Reino Unido entre janeiro e março de 2024. O vazamento ocorreu após um ataque cibernético a um subcontratado do Ministério da Defesa, a Inflite The Jet Centre, que presta serviços de manuseio de voos no aeroporto de Londres Stansted.
O ataque comprometeu dados como nomes, informações de passaporte e detalhes do Programa de Realocação e Assistência Afegã (Arap). Este incidente surge apenas um mês após a revelação de um vazamento anterior, em fevereiro de 2022, que expôs dados de quase 19.000 afegãos que solicitaram realocação devido ao risco do Talibã.
O governo britânico afirmou que a violação não representa uma ameaça à segurança dos indivíduos afetados. Não há evidências de que os dados tenham sido divulgados publicamente. A equipe de realocação afegã enviou um e-mail alertando as famílias sobre a possível exposição de informações pessoais, incluindo números de passaporte e referências do Arap.
Além dos afegãos, o incidente também afetou membros do pessoal militar britânico e ex-ministros do governo conservador. Um porta-voz do governo declarou que a situação está sendo tratada com seriedade e que todos os indivíduos potencialmente afetados estão sendo informados.
A Inflite The Jet Centre acredita que o escopo do incidente foi limitado a contas de e-mail. A empresa já notificou o Escritório do Comissário de Informação (ICO) sobre o ocorrido. O incidente de 2022, que expôs dados de afegãos em risco, foi revelado publicamente pela primeira vez em julho deste ano, destacando a vulnerabilidade das informações pessoais em situações de crise.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.