- Filipinas e Japão assinaram dois acordos de defesa, incluindo o Acquisition and Cross-Servicing Agreement (ACSA), para permitir o intercâmbio de suprimentos e serviços entre as suas forças.
- O acordo ocorre meses após a entrada em vigor de um Reciprocal Access Agreement entre Japão e Estados Unidos, fortalecendo a cooperação regional.
- O ministro japonês das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, assinou os pactos em Manila, durante uma viagem de nove dias pela região.
- Japão destinou seis milhões de dólares em assistência de segurança oficial para financiar instalações que abrigarão barcos infláveis de casco rígido doados pelo país, ampliando a capacidade naval de Manila.
- As autoridades ressaltaram a importância da cooperação trilateral Japão–Filipinas–Estados Unidos em meio a tensões cada vez maiores no leste da Ásia e no Estreito de Taiwan.
A Filipinas e o Japão assinaram dois acordos de defesa na quinta-feira, visando ampliar a cooperação militar. Os pactos incluem um acordo de aquisição e prestação de serviços entre as forças, para troca rápida de suprimentos e apoio técnico. O anúncio ocorreu em Manila.
O ministro japonês das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, assinou os acordos durante uma viagem de nove dias pelo Oriente Médio e Ásia, com paradas em Israel, territórios palestinos, Catar e Índia. A assinatura contou com a presença de Theresa Lazaro, chanceler filipina.
Motegi afirmou que o acordo fortalece a cooperação trilateral Japão-Filipinas-EUA, diante de um ambiente estratégico cada vez mais desafiador na região. Lazaro destacou o papel do Japão como parceiro estratégico e o valor do estado de direito.
Detalhes dos acordos
Foi anunciado também um apoio financeiro de 6 milhões de dólares do Japão para financiar instalações que abrigarão embarcações infláveis rígidas doadas pelo Japão para reforçar a capacidade naval de Manila. As duas nações veem as medidas como parte de uma resposta a tensões regionais.
As assinaturas ocorrem enquanto a Filipinas assume a presidência da ASEAN e aumenta a atenção internacional sobre o estreito de Taiwan. O Japão tem reiterado que a paz e a estabilidade na região são vitais para a segurança global.
Contexto regional
O Japão já expressa preocupação com tensões marítimas no Leste da Ásia e apoia a liberdade de navegação na região. Pequim, por sua vez, tem reiterado reivindicações sobre Taiwan, que fica a cerca de 100 quilômetros das ilhas japonesas.
Entre na conversa da comunidade