Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolPessoas

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Da Paz é inseparável do laureado, diz órgão após Trump receber medalha Machado

Nobel afirma que o prêmio permanece ligado ao laureado; Machado doa medalha de Nobel a Trump, com diploma e 11 milhões de coroas suecas

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
Venezuelan opposition leader Maria Corina Machado meets U.S. senators after her meeting with U.S. President Donald Trump at the White House, on Capitol Hill in Washington, D.C., U.S., January 15, 2026. REUTERS/Annabelle Gordon
0:00
Carregando...
0:00
  • O Comitê Nobel da Noruega afirmou que o Prêmio Nobel da Paz permanece ligado à pessoa ou à organização laureada.
  • A laureada de 2025, a líder da oposição venezuelana Maria Corina Machado, entregou parte da medalha ao presidente Donald Trump.
  • Além da medalha de ouro, o prêmio inclui um diploma e 11 milhões de coroas suecas (US$ 1,19 milhão).
  • O comitê afirmou que, independentemente do que ocorrer com a medalha, o diploma ou o dinheiro, a pessoa laureada continua registrada como vencedora na história.
  • Não há restrições nos estatutos da Fundação Nobel sobre o que o laureado pode fazer com a medalha, o diploma ou o dinheiro do prêmio.

O Comitê Norueguês do Nobel afirmou que o Prêmio Nobel da Paz permanece intrinsecamente ligado à pessoa ou à organização laureada. A declaração veio um dia após a vencedora de 2025, Maria Corina Machado, entregar parte da medalha a Donald Trump.

Machado, líder da oposição venezuelana, entregou a medalha de ouro, o diploma e 11 milhões de coroas suecas (cerca de 1,19 milhão de dólares) ao ex-presidente dos Estados Unidos. Trump agradeceu a gestora pela decisão.

Segundo o comitê, independentemente do destino da medalha, do diploma ou do prêmio, o laureado registrado na história continua sendo o vencedor original. Não há restrições estatutárias que impeçam o uso dos itens por parte do laureado.

A instituição ressaltou que o laureado tem liberdade para manter, doar, vender ou transferir a medalha, o diploma ou o prêmio em dinheiro. A notícia envolve ainda a relação entre Machado e Trump, que tem repercussão internacional.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais