Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Caiado afirma que Brasil buscou romper relação com EUA ao comentar tarifa

Caiado afirma que o Brasil buscou romper laços com os EUA, em meio à tarifa de 25% proposta por Trump; país tem prazo para adotar medidas corretivas

Declaração de Ronaldo Caiado foi dada após um evento em Minas Gerais
0:00
Carregando...
0:00
  • O pré-candidato Ronaldo Caiado afirmou, em Belo Horizonte, que o Brasil trabalhou para romper laços com os Estados Unidos após a proposta de tarifa de 25% sobre produtos brasileiros importados.
  • A declaração ocorreu durante a exposição Megaeite, com a presença do também pré-candidato Romeu Zema.
  • A tarifa foi anunciada pela administração de Donald Trump e integra uma investigação aberta em julho de 2025 pela Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR).
  • O Brasil tem até 15 de julho para adotar medidas corretivas, sob pena de a tarifação ser implementada.
  • O presidente Lula afirmou que a família Bolsonaro seria responsabilizada pela medida, e o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que falsos patriotas sabotam a relação com os EUA.

O pré-candidato Ronaldo Caiado (PSD) afirmou, nesta terça-feira, que o Brasil trabalhou para romper laços com os Estados Unidos, em razão de a administração Trump ter proposto uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. A fala ocorreu durante a exposição Megaeite, em Belo Horizonte (MG), com a presença de Romeu Zema (Novo).

Caiado destacou que, segundo ele, o Brasil deixou de ter uma política de Estado e passou a ter uma política de governo, citando a atuação da chancelaria brasileira como referência internacional. O comentário reforçou a ideia de que houve alinhamento ideológico que influenciou o relacionamento com os EUA, segundo o atual ponto de vista do participante.

O ex-modelo de política externa foi feito em contexto de avaliação de cenário internacional, com foco na necessidade de um presidente que dialogue com a comunidade internacional de forma mais efetiva. A fala ocorreu na mesma ocasião em que Zema também participou do evento.

Tarifa de 25%

Na madrugada desta terça, o governo dos Estados Unidos anunciou a proposta de uma tarifa de 25% sobre diversas importações brasileiras. A medida integra uma investigação iniciada em julho de 2025 pelo USTR, conforme informações divulgadas pelas autoridades americanas. O Brasil tem até 15 de julho para adotar medidas corretivas e evitar a aplicação das tarifas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, em outra frente, críticas à postura de familiares de Bolsonaro diante da influência externa sobre decisões brasileiras. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que propostas de sabotagem por parte de supostos patriotas poderiam prejudicar o relacionamento com os EUA, destacando a importância do diálogo para evitar o endurecimento de medidas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais