Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ataque no Kuwait deixa morto; Irã e EUA trocam acusações sobre cessar-fogo

Ataque ao aeroporto do Kuwait deixa um morto e 63 feridos; EUA e Irã se acusam mutuamente de violar o cessar-fogo no Golfo Pérsico

Projéteis atingiram terminal de passageiros de aeroporto no Kuwait, matando um cidadão indiano e ferindo outros 63
0:00
Carregando...
0:00
  • Projéteis atingiram o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional do Kuwait, matando um cidadão indiano e ferindo 63 pessoas.
  • O aeroporto foi temporariamente fechado após o ataque. O Kuwait registrou ataques de mísseis balísticos e drones, atribuindo-os ao Irã.
  • Irã e Estados Unidos se acusam mutuamente de violar o cessar-fogo no Golfo Pérsico; Trump afirmou que há contatos em andamento para buscar uma paz duradoura.
  • Na frente libanesa, Israel atacou próximos a Beirute e no sul do Libano, causando nove mortes; a Guarda Revolucionária Iraniana prometeu retaliação.
  • O clima de hostilidades elevou os preços do petróleo, em meio a tensões no Estreito de Ormuz, vital para o trânsito de hidrocarbonetos.

Dois ataques de projéteis atingiram o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional do Kuwait na manhã desta quarta-feira (3), levando à morte de um cidadão indiano e ao ferimento de 63 pessoas. O aeroporto foi temporariamente fechado, interrompendo operações no local.

Washington e Teerã se acusaram mutuamente de violar o cessar-fogo no Golfo Pérsico, iniciado em 8 de abril. Segundo informações oficiais, ataques com drones partiram de Teerã e atingiram o Kuwait, intensificando a tensão entre os dois países.

O episódio ocorre em meio a disputas sobre o cumprimento do acordo, com o Irã e os Estados Unidos mantendo contatos para buscar uma paz duradoura, conforme afirmado pelo presidente americano. Além disso, houve relatos de ataques contra o Bahrein e respostas americanas em Qeshm, no Estreito de Ormuz.

Tensões no Golfo

O Irã também teria lançado mísseis contra o Bahrein, segundo autoridades dos EUA. Militares norte-americanos disseram ter realizado ataques defensivos na área de Qeshm, no estreito. A Guarda Revolucionária Iraniana indicou ter respondido a ataques a uma embarcação ligada a Israel e aos EUA, além de ações contra uma base no Kuwait e a sede da Quinta Frota dos EUA no Bahrein.

O Kuwait informou ter sido alvo de 13 mísseis balísticos e 17 drones iranianos na quarta-feira. As autoridades kuwaitianas negaram qualquer apoio a ações contrárias ao Irã e expulsaram dois membros da embaixada iraniana, em meio a acusações de uso de território para ações contra o Irã.

Frente libanesa

Na triangulação da região, ataques israelenses perto de Beirute e em Tiro, no sul do Líbano, deixaram várias vítimas. O Líbano já enfrentava o endurecimento do conflito desde a intervenção do Hezbollah contra Israel, em retaliação à ofensiva regional.

As operações no Líbano coexistem com debates entre líderes de Israel e dos EUA sobre o ritmo da guerra. A imprensa regional mencionou tensões entre o primeiro-ministro israelense e o presidente dos EUA, sem alterar o curso oficial de busca por soluções diplomáticas.

O cessar-fogo libanês, anunciado em abril, permanece fragilizado, com violações relatadas por diferentes lados. Ao mesmo tempo, as negociações indiretas entre Washington e Teerã passaram por períodos de pausa e retomadas, sem um acordo concreto até o momento.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais