Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Calor extremo causa mais de 100 mortes na Espanha em um mês

Ministério ativa Plano Calor desde 16 de maio após 101 mortes associadas ao calor em maio, com previsão de verão mais quente e maior duração na Espanha

Agência de meteorologia prevê um verão mais quente do que o normal no país
0:00
Carregando...
0:00
  • A ministra da Saúde da Espanha informou que maio registrou 101 mortes associadas às altas temperaturas, o maior valor já para o mês.
  • O Ministério ativou o Plano Calor, que está em vigor desde 16 de maio, para proteger vidas.
  • A autoridade destacou que o calor chega cada vez mais cedo, o que aumenta o impacto sanitário.
  • Entre 2015 e 2025, o MoMo estima mais de 27.500 mortes atribuídas às altas temperaturas; no ano passado foram 3.832.
  • A AEMET prevê um verão mais quente do que o normal em grande parte do país, com temperaturas na última semana de maio entre 10 e 15 graus acima do habitual.

A Espanha registrou 101 mortes associadas às altas temperaturas em maio, o maior valor já registrado para o mês. A informação foi anunciada pela ministra da Saúde, Mónica García, nesta quarta-feira (3). O Ministério ativou o Plano Calor, que está em vigor desde 16 de maio, para proteger vidas.

Segundo a ministra, o calor não é apenas mais intenso, mas chega mais cedo. O efeito, diz García, é que o organismo ainda não se adaptou, elevando o risco à população. Ela ressaltou que o calor extremo costuma ter impacto sanitário significativo.

Entre 2015 e 2025, o MoMo (Monitoramento da Mortalidade Diária) estima mais de 27.500 mortes atribuíveis às altas temperaturas. No ano anterior, 2023, foram registrados 3.832 óbitos relacionados ao calor, o segundo pior dado da série histórica.

A AEMET (Agência Estatal de Meteorologia) prevê um verão mais quente do que o normal em grande parte do país. A ministra afirma que não basta saber quanto calor fará, é preciso entender quando chegará, por quanto tempo e quem estará mais exposto.

Plano Calor

O ministério informou que o plano tem como objetivo reduzir danos à saúde durante episódios de calor extremo. A iniciativa foi implementada para orientar ações de proteção à população, especialmente grupos vulneráveis, e para monitorar riscos ao longo da estação.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais