Psolistas solicitam apuração após cancelamento de evento literário por Nunes
Deputados do PSOL acionam Ministério Público após cancelamento da Flipei, alegando cerceamento à liberdade de expressão e retaliação política

O escritor Ilan Pappe, a mediadora Soraya Misleh e o ativista Thiago Ávila na abertura da Flipei no galpão Elza Soares, no centro de São Paulo (Foto: Rafaela Araújo - 6.ago.25 /Folhapress)
Ouvir a notícia:
Psolistas solicitam apuração após cancelamento de evento literário por Nunes
Ouvir a notícia
Psolistas solicitam apuração após cancelamento de evento literário por Nunes - Psolistas solicitam apuração após cancelamento de evento literário por Nunes
Os deputados do PSOL, incluindo a deputada federal Luciene Cavalcante e o deputado estadual Carlos Giannazi, protocolaram uma representação no Ministério Público nesta quarta-feira (7) após o cancelamento da Flipei, uma festa literária de editoras independentes, pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo. O evento, que estava programado para ocorrer na Praça das Artes, foi barrado sob a justificativa de que seu conteúdo apresentava um viés ideológico.
A fundação, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, alegou que a Flipei não poderia ser realizada no espaço público devido ao uso político por parte de seus organizadores. Em nota, a fundação afirmou que a programação do evento tinha um "indisfarçável viés eleitoral", em vez de promover a literatura independente. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) comentou que o cancelamento foi uma decisão da organização social responsável pelo espaço, que não teria consultado a fundação.
Os parlamentares do PSOL argumentam que a decisão prejudica as editoras independentes e fere os direitos de liberdade de expressão e pluralismo político. A representação pede a instauração de um inquérito para investigar as responsabilidades do prefeito e do secretário de Cultura, Totó Parente. Os organizadores da Flipei acreditam que o cancelamento é uma retaliação, especialmente pela presença de convidados como o escritor Ilan Pappe, crítico do governo de Israel, e o ativista Thiago Ávila.
Após o cancelamento, a Flipei foi transferida para outros locais, como o Galpão Elza Soares e o Armazém do Campo, garantindo que o evento ainda ocorra em São Paulo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.