"Padilha defende saúde e soberania após sanção dos Estados Unidos"
Ministro da Saúde reafirma compromisso com o Programa Mais Médicos após revogação de vistos por autoridades dos EUA

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
"Padilha defende saúde e soberania após sanção dos Estados Unidos"
Ouvir a notícia
"Padilha defende saúde e soberania após sanção dos Estados Unidos" - "Padilha defende saúde e soberania após sanção dos Estados Unidos"
Após a revogação dos vistos de dois integrantes do Programa Mais Médicos pelo governo dos Estados Unidos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou a importância do programa. Em uma postagem nas redes sociais, ele declarou que o Mais Médicos "sobreviverá aos ataques injustificáveis de quem quer que seja".
Os vistos de Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais, foram cancelados sob a alegação de que eles estariam envolvidos com "trabalho forçado" do governo cubano. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fez o anúncio, citando a participação dos dois na implementação do programa.
Padilha defendeu o legado do Mais Médicos, que, segundo ele, salva vidas e é aprovado pela população brasileira. O ministro destacou que, nos últimos dois anos, o número de profissionais no programa dobrou, levando atendimento médico a milhões de brasileiros que antes não tinham acesso à saúde.
Impacto do Programa
Criado em 2013, o Mais Médicos foi inicialmente voltado para atender regiões carentes com a contratação de médicos cubanos. Em 2023, o programa foi rebatizado para Mais Médicos para o Brasil, priorizando profissionais brasileiros e expandindo para outras áreas da saúde, como dentistas e enfermeiros.
Padilha enfatizou que a saúde e a soberania do Brasil não são negociáveis. Ele reafirmou o compromisso do governo em continuar a oferecer serviços de saúde de qualidade, independentemente das pressões externas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.