- Em Brasília, na quarta-feira, 3, Edinho Silva (PT) e Baleia Rossi (MDB) se reuniram para articular o palanque de Lula em Minas Gerais, com a participação do pré-candidato do MDB ao governo, Gabriel Azevedo.
- O encontro, que durou mais de três horas, discutiu o cenário mineiro, conteúdos programáticos e a possibilidade de Gabriel Azevedo ser o candidato de Lula no estado, após a desistência do senador Rodrigo Pacheco.
- O próximo passo é uma nova reunião em Minas, entre Leninha (PT) e Newton Cardoso Júnior (MDB), já na próxima semana, para definir se Gabriel terá o aval de Lula.
- Gabriel Azevedo passou a ganhar força entre o campo lulista após a desistência de Pacheco, com apoio de Marília Campos, que defende o projeto e representa pressão interna no PT mineiro.
- Gabriel tem histórico como vere-ador, ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte e figura com bom alcance em redes sociais, embora haja controvérsias sobre seu alinhamento político e trajetórias anteriores.
Os presidentes nacionais do PT e do MDB se reuniram em Brasília para discutir o palanque de Lula em Minas Gerais. Edinho Silva e Baleia Rossi participaram do encontro, que teve a presença do pré-candidato do MDB ao governo mineiro, Gabriel Azevedo. A reunião ocorreu na quarta-feira, dia 3, e durou mais de três horas, com almoço e publicação de foto nas redes de Azevedo.
A pauta foi avançar as negociações para a candidatura de Lula em Minas, após a desistência do senador Rodrigo Pacheco. O clima entre PT e MDB foi considerado cordial pelos interlocutores, com relatos de avanços para a possível indicação de Azevedo como candidato do presidente no estado. O segundo passo envolve novo encontro para alinhavar a chapa.
Próximo passo
Uma nova reunião deve ocorrer em Minas, entre Leninha, deputada estadual do PT, e Newton Cardoso Júnior, deputado federal pelo MDB. O encontro está previsto para a próxima semana. Somente após essa reunião o nome de Gabriel Azevedo será levado à chancela de Lula.
Quem é Gabriel Azevedo
Azevedo atua como presidente do MDB em Belo Horizonte e foi vereador por dois mandatos (2016-2024). Ex-presidente da Câmara Municipal de BH, ele ficou em 4º lugar na disputa pela prefeitura de BH em 2024. O histórico de carreira inclui participação em movimentos locais e alianças envolvendo o centrão. A influência dele nas redes e o trânsito com o centro político ajudam a sustentar a signalização de apoio ao palanque mineiro de Lula.
Entre na conversa da comunidade