Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Lula diz que mulher agradeceu prótese do SUS, beijando como nunca

Presidente ressalta avanços do SUS em próteses dentárias durante entrega de acelerador linear em São Paulo, destacando impacto no bem-estar dos pacientes

O presidente Lula afirmou nesta 3ª feira (23.jun.2026) que uma das preocupações do governo é resolver o problema das dores dentárias da população
0:00
Carregando...
0:00
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que uma mulher agradeceu pela oferta de próteses dentárias pelo SUS e que, após o procedimento, passou a beijar “como nunca”.
  • A declaração ocorreu durante a entrega de um acelerador linear de alta tecnologia para radioterapia ao Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo.
  • O governo anunciou a compra de vinte aparelhos de ressonância magnética, a serem distribuídos por todas as regiões do país.
  • Também foram oficializados o credenciamento do Hospital Santa Marcelina como Hospital de Ensino Nível 1 e a assinatura de um termo de execução de crédito para a Casa de Saúde Santa Marcelina, totalizando investimentos de R$ 166,7 milhões.
  • Estiveram presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o vice-presidente Geraldo Alckmin; e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia para radioterapia no Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo. O ato ocorreu na terça-feira, 23 de junho de 2026, e também marcou anúncios sobre o enfrentamento de dores dentárias na rede pública.

Durante o evento, Lula contou uma história de uma mulher atendida pelo SUS que recebeu prótese dentária. Segundo o relato, após o procedimento a funcionária relatou que passou a beijar de forma diferente, ilustrando a satisfação com a melhoria na alimentação e na qualidade de vida. Ele destacou que o governo busca tratamento odontológico de qualidade para todos.

O presidente ressaltou que o objetivo é oferecer atendimento civilizado e gratuito para quem precisa manter os dentes. O discurso enfatizou a universalização do tratamento odontológico e a redução de desigualdades no acesso à saúde bucal.

Além do acelerador, o governo anunciou a compra de 20 aparelhos de ressonância magnética para distribuir por todas as regiões do país. O empreendimento visa ampliar diagnóstico por imagem no SUS.

Investimentos e credenciamento

No mesmo ato, o Hospital Santa Marcelina foi credenciado como Hospital de Ensino Nível 1, e houve a assinatura de um termo de execução de crédito para a instituição. Os investimentos somam 166,7 milhões de reais, provenientes dos programas Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde.

Estiveram presentes no evento o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a primeira-dama Janja Lula da Silva. A cerimônia reforçou a pauta de expansão de equipamentos e qualificação da assistência à saúde.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais