Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Líder do PSB quer França candidato em SP contra Tarcísio e Haddad

Liderança do PSB aposta em Márcio França para o governo de São Paulo, abrindo espaço para segundo turno e provocando reação do PT, com Lula mediando

Na imagem, o ex-ministro Márcio França; ele se apresenta como pré-candidato ao Senado por São Paulo, mas não rejeita a ideia de concorrer ao governo estadual
0:00
Carregando...
0:00
  • O líder do PSB na Câmara, Jonas Donizette, defende Márcio França como candidato ao governo de São Paulo, dizendo que a candidatura fortalece a legenda e aumenta o número de deputados.
  • França, ex-governador, é visto como pessoa com potencial para manter a eleição aberta para um segundo turno, especialmente pelo interior do estado.
  • O atual governador Tarcísio de Freitas disputará a reeleição e lidera as pesquisas; Kim Kataguiri e Paulo Serra desistiram de concorrer.
  • Lula deve mediar a situação, com expectativa de reunião entre Lula, Haddad e França para tratar do tema na quarta-feira, 24 de junho de 2026.
  • França continua como pré-candidato ao Senado, mas também se coloca à disposição para compor com Haddad ou mesmo ocupar a vaga de vice na chapa do PT.

O líder do PSB na Câmara, Jonas Donizette (SP), defendeu a candidatura de Márcio França ao governo de São Paulo. Apoiando a ideia, ele afirmou que a presença de França pode ampliar o número de deputados da legenda e manter o palanque do partido no estado. A avaliação é de que a candidatura própria fortalece a atuação eleitoral.

França, ex-governador de São Paulo, é visto pelo PSB como alguém com experiência para compor o cenário paulista. Donizette destacou que França já tem histórico político e desempenho em pesquisas, argumentando que não se deve descartar a possibilidade de disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. O foco seria ampliar a representação do PSB.

O atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, concorre à reeleição e lidera as sondagens. Em meio a mudanças de cenários, Kim Kataguiri (Missão-SP) e Paulo Serra (PSDB) deixaram a disputa. Segundo Donizette, esse novo quadro pode abrir espaço para uma candidatura adicional.

FATOR LULA

A eleição em São Paulo é estratégica para a reeleição do presidente Lula. No estado, o PT registrou aumento de 4,3 milhões de votos a mais em 2022, em comparação a 2018, fortalecendo a indicação de Haddad ao governo e a atuação de Lula no território.

França projeta-se também como pré-candidato ao Senado, com possibilidade de uma composição com Haddad. Há, porém, também disposição para ocupar a vaga de vice na chapa petista. A proximidade com Lula é vista como chave para o desfecho do cenário paulista.

A sinalização de França gerou desconforto no PT. Dirigentes petistas classificaram a movimentação como inoportuna, o que levou a uma tensão interna. Ainda assim, Donizette afirma que Lula deve mediar a situação e orientar movimentos que atendam aos interesses partidários.

A expectativa é de que Lula receba Haddad e França para uma conversa programada para esta quarta-feira. A reunião pode definir se há consenso ou se persiste a possibilidade de candidatura paralela no estado. A negociação é acompanhada de perto por lideranças nacionais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais