- Lula visitou Itajaí e criticou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), por não comparecer a eventos do governo federal.
- O presidente afirmou que houve tentativa de fechar parceria de infraestrutura de R$ 24 bilhões entre o governo federal e o estado, mas Mello não participou.
- Durante a visita, Lula acompanhou obras de embarcações de apoio offshore contratadas pela Petrobras no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí.
- Lula disse, em tom crítico, que o governador “não teve coragem de comparecer em nenhum evento com o governo federal” e citou divergências políticas como razão.
- O governador é aliado do senador Flávio Bolsonaro e, segundo Lula, não participou de ações que envolviam o governo federal na região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, por não participar de eventos do governo federal. A fala ocorreu na sexta-feira, 26 de junho de 2026, durante visita às obras de embarcações de apoio offshore no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí, SC.
Lula afirmou que houve esforço do governo federal para fechar parcerias com Santa Catarina, incluindo um projeto de infraestrutura orçado em 24 bilhões de reais, mas o governador não participou das reuniões. Segundo ele, a decisão decorre de divergências políticas entre as esferas.
Durante a avaliação, o presidente destacou a presença de ministros e de representantes da empresa, ressaltando que todos os convites seriam recebidos pelo governo estadual caso houvesse interesse de parceria. A crítica também foi dirigida à postura do governador em não se associar a ações federais que beneficiariam o estado.
O petista reiterou que o governo estadual não tem mostrado disposição em abrir diálogo com a União para projetos de infraestrutura, o que, na visão dele, prejudica os interesses da população catarinense. Lula indicou que a colaboração com o governo federal está aberta a parcerias futuras.
Entre na conversa da comunidade