- A pane de comunicação nos aeroportos paulistas nesta terça-feira causou atraso de 135 voos e 15 cancelamentos, segundo Tiago Faierstein, presidente da ANAC.
- A falha foi atribuída a uma indisponibilidade em satélite usado pelo Decea para contato entre torres de controle e aeronaves em voo.
- O Decea acionou protocolo de emergência, transferindo a comunicação de acompanhamento de pousos para as torres de controle.
- Faierstein afirmou que o incidente não foi sistêmico e não houve prejuízo à operação no Terminal São Paulo; a falha foi externa à ANAC e ao Decea.
- Pessoas afetadas devem buscar a companhia aérea para remarcar ou pedir reembolso; a ANAC também oferece a plataforma Passageiro para mediação.
Na manhã desta terça-feira (2), uma falha de comunicação em um satélite utilizado pelo Decea afetou os aeroportos paulistas. O resultado foi atraso de 135 voos e cancelamento de 15 operações, segundo o presidente da Anac, Tiago Faierstein, em entrevista à CNN.
Segundo Faierstein, a pane não representa um problema sistêmico e teve caráter pontual. A falha de comunicação durou poucos minutos e não comprometeu as operações no Terminal São Paulo. O Decea acionou um protocolo de emergência para acompanhar as chegadas e partidas diretamente pelas torres de controle.
Causas, respostas e impactos
A falha ocorreu em um satélite de comunicações utilizado para contato entre torres de controle e aeronaves em voo. Com a interrupção, as equipes migraram temporariamente para o monitoramento direto das torres, reduzindo impactos em solo.
Faierstein frisou que o incidente é externo aos órgãos reguladores e à infraestrutura dos aeroportos. Ele orientou passageiros a contatar a companhia aérea para informações sobre remarcação, reembolso ou atualização de status.
Orientações aos passageiros
A Anac mantém a plataforma Anac Passageiro como canal para mediação entre passageiros e empresas. Pessoas afetadas devem verificar as condições do voo com a companhia aérea e buscar as opções disponíveis.
Entre na conversa da comunidade