15 de fev 2025
Pesquisa Ipec revela que 62% dos brasileiros rejeitam reeleição de Lula em 2026
Pesquisa do Ipec revela que 62% dos brasileiros rejeitam reeleição de Lula. Aprovação do presidente caiu para 24%, enquanto reprovação subiu para 41%. Insatisfação com o governo é a principal razão para a rejeição, citada por 36%. Queda de apoio é notável entre eleitores que votaram em Lula em 2022. Comparação com Jair Bolsonaro mostra reprovação similar em seu governo.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Ouvir a notícia:
Pesquisa Ipec revela que 62% dos brasileiros rejeitam reeleição de Lula em 2026
Ouvir a notícia
Pesquisa Ipec revela que 62% dos brasileiros rejeitam reeleição de Lula em 2026 - Pesquisa Ipec revela que 62% dos brasileiros rejeitam reeleição de Lula em 2026
Uma pesquisa do Ipec, divulgada no último sábado (15), revela que 62% dos brasileiros são contrários a uma possível candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026. Em comparação com o levantamento anterior, realizado em setembro, esse índice aumentou de 58% para 62%. Apenas 35% dos entrevistados apoiam a ideia de um novo mandato, uma queda em relação aos 39% da pesquisa anterior. O estudo também mostra que 30% dos eleitores que votaram em Lula no segundo turno de 2022 não desejam vê-lo novamente na disputa.
A desaprovação à reeleição de Lula é especialmente alta entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), com 95% se manifestando contra. Entre aqueles que anularam ou votaram em branco, 68% também se opõem. A pesquisa, realizada entre 6 e 10 de fevereiro com 2 mil entrevistas em 131 municípios, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais. Os principais motivos citados para a rejeição incluem insatisfação com o governo (36%), acusações de corrupção (20%) e a idade do presidente (17%).
Além disso, uma pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira (14), aponta que a aprovação de Lula caiu para 24%, uma queda de 11 pontos percentuais. A reprovação subiu para 41%, enquanto 32% consideram sua gestão regular. O levantamento, realizado entre segunda e terça-feira com 2.007 eleitores, mostra que a avaliação positiva da gestão no Nordeste caiu de 49% para 33%. A pesquisa também indica uma diminuição do apoio entre diferentes grupos demográficos, com a aprovação caindo para 24% tanto entre homens quanto mulheres.
Entre os que recebem até dois salários mínimos, a avaliação positiva recuou de 44% para 29%, e entre os entrevistados com Ensino Fundamental, a queda foi de 53% para 38%. Comparando com o mesmo período do governo de Jair Bolsonaro, a reprovação de Lula é semelhante, com 40% avaliando a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.