12 de abr 2025
PT enfrenta fragmentação interna com candidaturas de Rui Falcão e Washington Quaquá
PT se fragmenta com novas candidaturas à presidência; Rui Falcão e Washington Quaquá desafiam Edinho Silva em meio a tensões internas.
Dirigente da sigla, Quaquá (direita) divide grupo majoritário e se lança contra Edinho (centro), que também tem concorrência de Rui Falcão (esquerda). (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
PT enfrenta fragmentação interna com candidaturas de Rui Falcão e Washington Quaquá
Ouvir a notícia
PT enfrenta fragmentação interna com candidaturas de Rui Falcão e Washington Quaquá - PT enfrenta fragmentação interna com candidaturas de Rui Falcão e Washington Quaquá
O Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta uma crescente fragmentação interna com o lançamento das candidaturas de Rui Falcão e Washington Quaquá à presidência do partido, marcada para 6 de julho. Edinho Silva, considerado o favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tenta consolidar apoio, mas enfrenta resistência.
Falcão, ex-presidente do PT, busca apoio de correntes minoritárias e tenta atrair membros da Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo predominante no partido. Quaquá, atual vice-presidente do PT e parte da CNB, também se posiciona contra a candidatura de Edinho, que tenta garantir sua exclusividade como candidato da corrente.
A disputa se intensifica com a insatisfação em relação à distribuição de cargos no diretório nacional, especialmente a tesouraria, que gerencia um orçamento de R$ 145 milhões. Edinho se opõe à manutenção da atual tesoureira, Gleide Andrade, aliada de Quaquá, o que aumenta as tensões internas.
O apoio a Falcão inclui assinaturas de deputados de diversas correntes, embora não haja garantias de que todos votarão nele. A Resistência Socialista, que já apoiava Edinho, agora é cortejada por Falcão, enquanto o cenário continua a evoluir com novas alianças e disputas por influência dentro do partido.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.