27 de abr 2025
Lula intensifica campanha pela reeleição e enfrenta desafios eleitorais em 2026
Lula intensifica sua agenda como candidato à reeleição, apesar da queda na aprovação e alta rejeição, preparando terreno para 2026.
Petista na Nissan, em Resende (à esq. abaixo), na Via Dutra (no alto) e na UFF em Campos (à dir.), no Rio: defesa do governo de olho na reeleição (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Ouvir a notícia:
Lula intensifica campanha pela reeleição e enfrenta desafios eleitorais em 2026
Ouvir a notícia
Lula intensifica campanha pela reeleição e enfrenta desafios eleitorais em 2026 - Lula intensifica campanha pela reeleição e enfrenta desafios eleitorais em 2026
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, tem se comportado como candidato à reeleição, apesar de ter prometido um único mandato durante a campanha de 2022. Recentemente, ele tem realizado eventos e feito promessas que se estendem além de 2026, mesmo enfrentando queda na aprovação e alta rejeição.
Após sua vitória em 2022, Lula condicionou sua candidatura futura a fatores políticos e de saúde, especialmente após um acidente doméstico em 2024. No entanto, sua postura mudou, e ele tem se apresentado em eventos como candidato, destacando realizações e lançando novas promessas. Em fevereiro, durante um encontro com prefeitos, afirmou: “Quando terminar o meu mandato, vocês vão dizer: ‘Lulinha, Lulinha, fica’.”
Nos últimos meses, Lula tem promovido eventos em várias partes do país, como o “O Brasil dando a volta por cima”, onde enfatizou os feitos de seu governo. Em abril, ele anunciou que todas as crianças brasileiras estariam alfabetizadas até 2030, um compromisso que se estende a um possível quarto mandato. O presidente também criticou a elite e destacou suas conquistas na educação.
A oposição já percebe o movimento eleitoral de Lula. O deputado federal Rodrigo Valadares afirmou que o presidente usa recursos públicos para se promover. A desaprovação ao governo de Lula atingiu 57,4%, o maior índice desde agosto de 2023. Além disso, uma pesquisa recente mostrou que 51,9% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum.
Internamente, o Partido dos Trabalhadores (PT) discute a candidatura de Lula, que é visto como a única opção viável. O deputado Rui Falcão declarou que a meta é reeleger Lula em 2026. O ex-ministro José Dirceu também foi convocado para ajudar na articulação política. O cenário, no entanto, é desafiador, com Lula enfrentando forte rejeição e a necessidade de reverter a percepção negativa entre os eleitores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.