Política

Eduardo Riedel lidera intenções de voto para reeleição no Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel lidera pesquisa para reeleição em 2026, com 40,3% das intenções de voto, e negocia migração partidária.

Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); senadora Tereza Cristina (PP); e ex-deputado estadual Renan Contar (PRTB) (Foto: Bruno Rezende/Governo do MS/Jefferson Rudy/Agência Senado/Fernando Ricardo Ientzsch/AL-MS)

Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); senadora Tereza Cristina (PP); e ex-deputado estadual Renan Contar (PRTB) (Foto: Bruno Rezende/Governo do MS/Jefferson Rudy/Agência Senado/Fernando Ricardo Ientzsch/AL-MS)

Ouvir a notícia

Eduardo Riedel lidera intenções de voto para reeleição no Mato Grosso do Sul - Eduardo Riedel lidera intenções de voto para reeleição no Mato Grosso do Sul

0:000:00

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), lidera as intenções de voto para a reeleição em 2026, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, 20, mostra que Riedel possui 40,3% das preferências eleitorais, à frente da senadora Tereza Cristina (PP), que tem 25,5%.

Em um cenário sem Tereza Cristina, Riedel poderia alcançar 50,1% das intenções de voto, o que o colocaria em posição favorável para garantir um segundo mandato já no primeiro turno. O ex-deputado estadual Renan Contar (PRTB) aparece em terceiro lugar, com 13,6%, seguido pelo ex-deputado federal Fábio Trad (PSD), com 6,4%, e pelo deputado federal Marcos Pollon (PL).

Negociações Partidárias

Riedel, que se tornou o único governador em exercício pelo PSDB após a saída de outros líderes para o PSD, está em conversas para uma possível migração partidária. Ele e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) têm encontros agendados em Brasília com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para discutir essa mudança até o próximo ano.

Além disso, o governador enfrenta uma disputa pelo Senado, onde Reinaldo Azambuja e a ex-senadora Simone Tebet (MDB) são os principais concorrentes. A pesquisa aponta Azambuja com 38,3% das intenções de voto, enquanto Tebet registra 29,2%. A ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), que foi candidata à prefeitura de Campo Grande, tem 26,8%.

Contexto Eleitoral

As eleições de 2026 serão cruciais, com dois terços do Senado em disputa. No Mato Grosso do Sul, as cadeiras de Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos) também estarão em jogo. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de maio de 2025, com 1.540 entrevistados em 44 municípios do estado. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela