Política

Deputados rejeitam em massa proposta de acabar com a escala 6x1, aponta pesquisa

Deputados rejeitam proposta do PSOL para abolir escala 6x1, com 70% contrários à mudança. Movimento VAT busca apoio contra a jornada de trabalho.

Manifestação na avenida Paulista pelo fim da escala 6x1 (Foto: Bruno Santos - 15.nov.2024/Folhapress)

Manifestação na avenida Paulista pelo fim da escala 6x1 (Foto: Bruno Santos - 15.nov.2024/Folhapress)

Ouvir a notícia

Deputados rejeitam em massa proposta de acabar com a escala 6x1, aponta pesquisa - Deputados rejeitam em massa proposta de acabar com a escala 6x1, aponta pesquisa

0:000:00

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela que 70% dos deputados federais são contrários ao fim da escala 6x1, que estabelece um dia de folga a cada seis dias trabalhados. Apenas 22% dos parlamentares apoiam a proposta, enquanto 8% não souberam ou não responderam. A discussão sobre essa jornada de trabalho é liderada pelo PSOL, com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para abolir esse modelo, mas a proposta não avançou.

Mobilização e Críticas

O movimento VAT (Vida Além do Trabalho) tem buscado apoio para eliminar a escala 6x1, argumentando que ela causa desgaste físico e emocional e dificulta a educação dos trabalhadores. No entanto, há preocupações sobre o impacto econômico da mudança. A rejeição à proposta é mais forte entre a oposição, com 92% se posicionando contra, enquanto 74% dos independentes e 55% dos governistas também se opõem.

A pesquisa, que entrevistou 203 deputados entre 7 de maio e 30 de junho, também revelou que 46% dos parlamentares avaliam negativamente o governo Lula, a pior avaliação desde o início do mandato. A insatisfação aumentou 13 pontos percentuais desde agosto de 2023.

Outras Pautas em Debate

Além da escala 6x1, o levantamento mostra que 88% dos deputados são a favor da elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, um dos principais projetos do governo. A exploração de petróleo na foz do Amazonas também conta com o apoio de 83% dos parlamentares. A PEC da Segurança Pública tem o respaldo de 42%, enquanto 53% são contra a regulamentação dos supersalários.

A pesquisa destaca que 68% dos deputados acreditam que Lula buscará reeleição em 2026, mas 50% veem um candidato da oposição como favorito. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o nome mais mencionado como potencial candidato da oposição.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela