06 de jul 2025

PT opta por voto impresso na escolha de presidente e dirigentes do partido
Filiados ao PT escolhem novo presidente em votação com cédulas de papel, após negativa de tribunais sobre urnas eletrônicas.

Senador Humberto Costa, presidente interino do PT, durante encontro no Diretório Nacional (Foto: Roberto Stuckert Filho/PT)
Ouvir a notícia:
PT opta por voto impresso na escolha de presidente e dirigentes do partido
Ouvir a notícia
PT opta por voto impresso na escolha de presidente e dirigentes do partido - PT opta por voto impresso na escolha de presidente e dirigentes do partido
Filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) vão às urnas neste domingo, 6, para eleger o novo presidente da sigla e os dirigentes estaduais e municipais. Esta é a primeira vez em doze anos que o partido realiza o Processo de Eleição Direta (PED). A votação será feita por cédulas de papel, após a recusa de vários tribunais regionais em disponibilizar urnas eletrônicas.
A decisão de utilizar cédulas de papel é considerada irônica, uma vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro criticou as urnas eletrônicas durante seu mandato. A solicitação do PT ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o empréstimo dos equipamentos foi negada por tribunais regionais de pelo menos quatro estados, que alegaram dificuldades logísticas e falta de segurança.
A direção do PT havia cogitado um modelo híbrido de votação, mas optou por uniformizar o processo com o uso de cédulas em todo o país. O novo presidente da legenda será o sucessor de Gleisi Hoffmann, que deixou o cargo em março para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O senador Humberto Costa (PT-PE) assumiu interinamente a presidência até a nova eleição.
A escolha do novo líder do PT é crucial, pois definirá os rumos da legenda para as eleições de 2026. A expectativa é alta entre os filiados, que buscam um direcionamento claro para o futuro do partido.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.