Política

União Europeia se manifesta após Trump chamar Zelensky de 'ditador sem eleições'

A União Europeia defendeu Zelensky após críticas de Trump sobre sua liderança. Trump condicionou ajuda militar à Ucrânia a concessões territoriais significativas. Zelensky propôs reembolso de US$ 500 bilhões em riquezas minerais aos EUA. A Ucrânia foi excluída das negociações de paz, gerando incertezas na relação. O porta voz da Comissão Europeia respondeu às declarações de Trump rapidamente.

Zelensky e Trump se reúnem na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024 (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)

Zelensky e Trump se reúnem na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024 (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)

Ouvir a notícia

União Europeia se manifesta após Trump chamar Zelensky de 'ditador sem eleições' - União Europeia se manifesta após Trump chamar Zelensky de 'ditador sem eleições'

0:000:00

A União Europeia se manifestou nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2024, em resposta às críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Trump, em um post na quarta-feira, 19, acusou Zelensky de ser um "ditador sem eleições" e afirmou estar próximo de um acordo de paz com a Rússia para encerrar o conflito.

O porta-voz da Comissão Europeia, Stefan de Keersmaecker, comentou que o ataque de Trump ocorreu logo após Zelensky discutir uma proposta do governo dos EUA, que envolveria US$ 500 bilhões em riquezas minerais da Ucrânia como forma de reembolso pela ajuda recebida durante a guerra. Essa proposta foi apresentada em um contexto de negociações entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin.

No início do mês, Trump condicionou a ajuda ao governo ucraniano à concessão de direitos sobre terras ricas em minerais. Em resposta, Zelensky expressou disposição para negociar uma parceria com os EUA para "deter Putin", mas sua posição mudou após a exclusão da Ucrânia das discussões sobre um possível acordo de paz.

A situação revela a complexidade das relações entre os EUA e a Ucrânia, especialmente em um momento crítico de negociações para a paz. A resposta da União Europeia destaca a preocupação com a estabilidade na região e a necessidade de um diálogo construtivo entre as partes envolvidas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela