18 de jan 2025
Bolsonaro anuncia processo contra Haddad por acusações sobre fake news do Pix
O ex presidente Jair Bolsonaro processará o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por acusações de ligação com fake news sobre a taxação do PIX. A deputada Erika Hilton defendeu a medida revogada em vídeo, denunciando ameaças recebidas e criticando a extrema direita por desinformação. O PT convocou uma reunião para discutir estratégias de comunicação após a crise gerada pela desinformação sobre o PIX. O ex marqueteiro de Bolsonaro, Duda Lima, atribuiu a crise à ineficiência do governo e à falta de estratégia na comunicação. A revogação da medida de fiscalização do PIX expôs a fragilidade do governo Lula em lidar com fake news e a oposição.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: CHANDAN KHANNA/AFP)
Ouvir a notícia:
Bolsonaro anuncia processo contra Haddad por acusações sobre fake news do Pix
Ouvir a notícia
Bolsonaro anuncia processo contra Haddad por acusações sobre fake news do Pix - Bolsonaro anuncia processo contra Haddad por acusações sobre fake news do Pix
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que processará o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após este sugerir que Bolsonaro estaria vinculado à disseminação de fake news sobre a taxação do PIX. Durante uma entrevista, Bolsonaro afirmou: "Vou processar o Haddad. Ele não tem o que fazer, sempre me acusa de alguma coisa." O ex-presidente também defendeu sua reputação, negando acusações sobre a compra de imóveis sem origem de dinheiro e rebatendo as menções a investigações da Receita Federal sobre sua família.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou um vídeo criticando a desinformação sobre a revogação de uma medida do governo Lula que alterava a fiscalização de transações financeiras via PIX. Hilton afirmou que "o governo Lula nunca defendeu a taxação do PIX" e acusou a extrema direita de manipular a verdade. O vídeo, que segue a estética de um conteúdo similar de Nikolas Ferreira (PL-MG), já alcançou milhões de visualizações e gerou debates acalorados nas redes sociais.
Em resposta à crise gerada pelas fake news, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá para discutir estratégias de comunicação. A plenária virtual, que contará com a presença do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, foi convocada após a repercussão negativa em torno da desinformação sobre o PIX. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, destacou que a reunião já estava nos planos do partido, independentemente do recente episódio.
O ex-marqueteiro de Bolsonaro, Duda Lima, comentou sobre a crise, atribuindo-a à "ineficiência" do governo em lidar com a comunicação. Ele negou envolvimento direto na produção do vídeo de Nikolas Ferreira, que viralizou e influenciou a decisão do governo de revogar a norma de fiscalização. O ministro Haddad, por sua vez, responsabilizou Bolsonaro pelo episódio, afirmando que o PL financiou o vídeo que gerou confusão sobre a taxação do PIX.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.