28 de jan 2025

Favorito ao comando da Câmara, Motta reúne Tarcísio, Nunes, líderes partidários, ministros e petistas em pizzaria de SPJantar em São Paulo une petistas e bolsonaristas em apoio a Hugo MottaO “cardápio” de Castro, Paes e da bancada do RJ para jantar com Hugo MottaApoiado por Lira, pastor e bolsonarista: saiba quem são os candidatos à presidência da Câmara
+5 Fontes
Política

Hugo Motta intensifica articulações políticas em jantares com líderes em São Paulo e Rio

Hugo Motta (Republicanos PB) é o favorito para a presidência da Câmara. Apoiado por uma coalizão de 17 partidos, Motta busca 257 votos. Ele enfrenta Pastor Henrique Vieira (PSOL RJ) e Marcel van Hattem (Novo RS). Motta promove jantares com líderes políticos para fortalecer sua candidatura. O cenário político reflete tensões entre Legislativo e Executivo, especialmente sobre vetos.

Hugo Motta entre Marcos Pereira, com o microfone, e Arthur Lira (Foto: Samuel Lima)

Hugo Motta entre Marcos Pereira, com o microfone, e Arthur Lira (Foto: Samuel Lima)

Ouvir a notícia

Hugo Motta intensifica articulações políticas em jantares com líderes em São Paulo e Rio - Hugo Motta intensifica articulações políticas em jantares com líderes em São Paulo e Rio

0:000:00

Hugo Motta (Republicanos-PB) intensificou seus encontros com parlamentares de diversas correntes políticas em preparação para as eleições da Mesa Diretora da Câmara, agendadas para este sábado. Na noite de segunda-feira, ele promoveu um jantar em São Paulo, reunindo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), ministros e deputados, onde foram discutidos temas como a reforma tributária e os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao programa de renegociação de dívidas dos estados.

O evento contou com a presença de figuras influentes, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB). Motta, que pode se tornar o presidente mais jovem da Câmara aos 35 anos, recebeu apoio de uma ampla coalizão, incluindo partidos de direita e esquerda, como PL e PT. Ele se posicionou como um representante do Centrão, enfatizando a importância do diálogo entre diferentes partidos.

Motta enfrentará a concorrência de Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) na disputa pela presidência. O apoio a Motta é robusto, com 17 partidos somando mais de 480 deputados, enquanto a oposição busca alternativas. Van Hattem criticou a hegemonia do Centrão e do PSOL, propondo uma candidatura que represente a oposição.

Nesta terça-feira, Motta se reunirá com a bancada do Rio de Janeiro, onde discutirá questões locais e a necessidade de derrubar vetos presidenciais. O governador Cláudio Castro (PL) expressou descontentamento com os vetos de Lula ao programa de refinanciamento de dívidas, que, segundo ele, compromete a eficácia do programa. A eleição para a nova Mesa Diretora ocorre em um contexto de tensões entre Legislativo e Executivo, com Motta precisando equilibrar as demandas da oposição e a relação com o governo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela