06 de fev 2025
Programa piloto de segurança coloca GCMs em 20 escolas de São Paulo em áreas vulneráveis
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou presença diária da GCM em 20 escolas. Escolas com maior vulnerabilidade foram priorizadas para o programa piloto. Dois guardas estarão presentes durante todo o horário escolar, todos os dias letivos. A intenção é expandir a iniciativa para toda a rede municipal, com 9 mil GCMs. A ação visa integrar segurança e educação, promovendo um ambiente mais seguro.
Ricardo Nunes durante cerimônia para formatura de novos agentes da GCM (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Programa piloto de segurança coloca GCMs em 20 escolas de São Paulo em áreas vulneráveis
Ouvir a notícia
Programa piloto de segurança coloca GCMs em 20 escolas de São Paulo em áreas vulneráveis - Programa piloto de segurança coloca GCMs em 20 escolas de São Paulo em áreas vulneráveis
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou que 20 escolas da rede municipal contarão com a presença diária da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O programa piloto foi direcionado a instituições com maior vulnerabilidade e ocorrências, visando aumentar a segurança nas unidades. Segundo Nunes, dois guardas estarão presentes durante todo o horário escolar, acompanhando a entrada e saída dos alunos, com orientações da diretoria sobre como realizar o trabalho.
A prefeitura informou que um profissional da GCM permanecerá nas escolas durante o funcionamento em todos os dias letivos do ano. Embora ainda não exista um cronograma definido, o prefeito expressou a intenção de expandir o projeto com a inclusão de novos guardas. O secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou que o objetivo é promover a integração entre segurança e educação.
Morando também mencionou que a meta é alcançar um efetivo de 9 mil GCM, o que permitiria atender toda a rede municipal de educação. Os agentes serão alocados através da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), que permite aos servidores trabalharem em seus dias de folga. As escolas selecionadas para o programa estão localizadas principalmente na Zona Sul (5) e na Zona Leste (8) da capital.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.