Política

Deputados argentinos aprovam suspensão das eleições primárias em vitória para Milei

Javier Milei suspendeu as eleições primárias, com 162 votos a favor na Câmara. A proposta visa reduzir custos e complicar a oposição desarticulada. As eleições legislativas de outubro renovarão 127 cadeiras da Câmara e 24 do Senado. O partido La Libertad Avanza se destaca nas pesquisas, podendo dobrar cadeiras. A suspensão das primárias pode aumentar a fragmentação partidária na oposição.

Câmara dos Deputados, no Congresso da Argentina, em Buenos Aires (Foto: Divulgação/Congresso Argentino)

Câmara dos Deputados, no Congresso da Argentina, em Buenos Aires (Foto: Divulgação/Congresso Argentino)

Ouvir a notícia

Deputados argentinos aprovam suspensão das eleições primárias em vitória para Milei - Deputados argentinos aprovam suspensão das eleições primárias em vitória para Milei

0:000:00

A oito meses da primeira avaliação de seu governo nas urnas, o presidente Javier Milei conquistou uma vitória na Argentina com a aprovação da suspensão das eleições primárias pelos deputados. A proposta, que ainda será analisada pelo Senado, recebeu 162 votos favoráveis e 55 contrários, além de 28 abstenções, superando o mínimo necessário de 129 votos. As eleições primárias, conhecidas como Paso (Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias), foram implementadas em 2011 e servem para selecionar os pré-candidatos de cada coalizão.

As eleições legislativas de meio de mandato estão marcadas para outubro, quando 127 cadeiras da Câmara e 24 do Senado serão renovadas. A suspensão das Paso, que deveriam ocorrer em agosto, foi uma das promessas de Milei durante sua campanha. O governo argumenta que as primárias representam um custo elevado, com 45 bilhões de pesos (aproximadamente R$ 248 milhões) gastos apenas em 2023. O partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), se prepara para sua primeira prova nas urnas desde sua ascensão à presidência, com boas perspectivas nas pesquisas de intenção de voto.

O LLA está bem posicionado para aumentar sua representação no Congresso, já que apenas oito das 39 cadeiras atuais estarão em disputa na Câmara, enquanto no Senado não há vagas em jogo. A oposição, desarticulada, enfrenta disputas internas entre figuras como Cristina Kirchner e Axel Kicillof, o que pode beneficiar o LLA. A eliminação das Paso pode complicar a vida da oposição, dificultando a resolução de disputas internas e ampliando a fragmentação partidária.

Se a suspensão for aprovada no Senado, a fragmentação poderá aumentar, afetando a oposição e permitindo que novas figuras se aglutinem em torno de Milei. As eleições legislativas argentinas de 2025 estão agendadas para 26 de outubro, quando serão eleitos 127 deputados e 24 senadores.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela