16 de fev 2025
Confiança nas Forças Armadas despenca e 72% dos brasileiros não acreditam nas instituições militares
A confiança nas Forças Armadas caiu para 24%, com 70% de desconfiança. A polarização política e investigações sobre Jair Bolsonaro impactaram a imagem militar. Em abril de 2023, 46% confiavam nas Forças; agora, a queda é acentuada. A Polícia Federal lidera a confiança, com 53%, enquanto o Congresso tem apenas 9%. A pesquisa Atlas revela apoio a cortes de gastos públicos e divisão sobre anistia.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Confiança nas Forças Armadas despenca e 72% dos brasileiros não acreditam nas instituições militares
Ouvir a notícia
Confiança nas Forças Armadas despenca e 72% dos brasileiros não acreditam nas instituições militares - Confiança nas Forças Armadas despenca e 72% dos brasileiros não acreditam nas instituições militares
A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas tem apresentado uma queda acentuada desde meados de 2023. Atualmente, setenta por cento da população afirma não confiar no Exército, na Marinha e na Força Aérea, enquanto apenas 24% expressam confiança. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo instituto Atlas, que entrevistou 817 pessoas entre 11 e 13 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Historicamente, a confiança nas Forças Armadas atingiu seu pico em abril de 2023, com 46% dos entrevistados afirmando confiar nelas. Desde então, esse número caiu para 36% em julho e agora para 24%. Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, aponta que a polarização da imagem das Forças durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) contribuiu para essa desconfiança, com bolsonaristas atacando o comando militar após a ascensão de Lula (PT).
As investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, envolvendo Bolsonaro e seu ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, também impactaram negativamente a imagem das Forças. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, alegou que o ex-presidente articulou um golpe que não se concretizou devido à recusa do então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, em apoiar a ação.
Além disso, a pesquisa revela que a Polícia Federal é a instituição mais confiável, com 53% de aprovação, seguida pela Polícia Militar com 50% e o Supremo Tribunal Federal (STF) com 49%. Em contraste, o Congresso Nacional é a instituição menos confiável, com apenas 9% de confiança, enquanto 82% dos brasileiros afirmam não confiar nele. A pesquisa também abordou o apoio a medidas no Congresso, destacando que 54% são a favor do corte de gastos públicos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.