18 de fev 2025
Prefeitura de São Paulo mantém horários dos blocos de Carnaval apesar da onda de calor
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, não alterará horários dos blocos de carnaval. Mais de 70 blocos solicitaram medidas preventivas devido ao calor extremo. A distribuição de água potável será ampliada, mas locais não foram divulgados. A Polícia Militar não concordou com a flexibilização dos horários dos desfiles. Temperaturas devem ultrapassar a média, com alertas da Defesa Civil para calor intenso.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Prefeitura de São Paulo mantém horários dos blocos de Carnaval apesar da onda de calor
Ouvir a notícia
Prefeitura de São Paulo mantém horários dos blocos de Carnaval apesar da onda de calor - Prefeitura de São Paulo mantém horários dos blocos de Carnaval apesar da onda de calor
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), confirmou que os horários dos blocos de Carnaval não serão alterados, mesmo com a previsão de altas temperaturas. Em resposta a um pedido de mais de 70 blocos de rua, que solicitaram medidas preventivas contra o calor extremo e chuvas, Nunes afirmou que a Polícia Militar não concorda com mudanças nos horários, que estão definidos das 10h às 18h. Ele destacou que a estrutura necessária para o evento deve ser mantida.
Os organizadores pediram a flexibilização dos horários de concentração e dispersão, além da criação de um gabinete de crise climática. Nunes argumentou que a segurança e a logística do Carnaval exigem um grande efetivo de segurança e serviços de emergência, o que impossibilita a alteração dos horários. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de calor intenso, com temperaturas superando a média em até 5ºC.
Embora os horários permaneçam inalterados, a prefeitura se comprometeu a aumentar os pontos de distribuição de água potável durante os desfiles, em parceria com a Sabesp. Essa ação visa atender a um dos pedidos dos blocos, que também sugeriram que os foliões pudessem reabastecer suas garrafas nos pontos de hidratação. A legislação federal aprovada no ano passado garante o acesso gratuito à água em grandes eventos.
No Carnaval anterior, o bloco da cantora Pabllo Vittar foi encerrado antes do previsto devido à superlotação e ao calor intenso, com registros de 36ºC. Durante o evento, muitos foliões passaram mal, levando os bombeiros a agir com água para amenizar a situação. A prefeitura busca evitar que episódios semelhantes ocorram novamente, mas mantém a rigidez nos horários estabelecidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.