19 de fev 2025
Paulo Gonet denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022
O procurador geral da República, Paulo Gonet, denunciou Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. A denúncia se baseia em um relatório da PF com mais de 800 páginas, agora sem sigilo. Gonet já se manifestou sobre a inelegibilidade de Bolsonaro em duas ocasiões em 2022. O ex presidente utilizou eventos oficiais para promover sua campanha eleitoral. Gonet, com forte formação acadêmica, tomou posse como procurador geral em dezembro de 2022.
Paulo Gonet, procurador-geral da República (Foto: Antonio Augusto - 07.gev.2024/Secom/PGR)
Ouvir a notícia:
Paulo Gonet denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022
Ouvir a notícia
Paulo Gonet denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022 - Paulo Gonet denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado em 2022
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, de 63 anos, denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares por tentativa de golpe de Estado em 2022. A denúncia se baseou em um relatório da Polícia Federal (PF) com mais de 800 páginas, que teve seu sigilo derrubado pelo ministro Alexandre de Moraes. Gonet contou com o apoio do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos na análise dos documentos.
Gonet já havia se manifestado sobre a inelegibilidade de Bolsonaro em duas ocasiões. A primeira ocorreu após uma reunião no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, onde o ex-presidente levantou suspeitas infundadas sobre as urnas eletrônicas. A segunda se referiu a um evento do Bicentenário da Independência, em setembro do mesmo ano, onde Bolsonaro fez campanha para sua reeleição. Em ambos os casos, Gonet apontou abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.
Em 2019, Gonet foi indicado pela deputada Bia Kicis para o cargo de procurador-geral, mas Bolsonaro optou por Augusto Aras, que tinha um perfil mais alinhado ao governo. Gonet foi nomeado procurador-geral da República em dezembro de 2022, com forte apoio de magistrados como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
Formado em Direito pela Universidade de Brasília, Gonet é professor há mais de 35 anos e possui uma carreira consolidada no serviço público desde 1987. Ele é mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex e doutor em Direito pela UnB. Gonet também é coautor do livro "Curso de Direito Constitucional", que recebeu o Prêmio Jabuti em 2008.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.