25 de fev 2025
Trump enfrenta três derrotas judiciais em apenas 90 minutos
Três juízes federais bloquearam ações de Trump em menos de duas horas. Liminar impede congelamento de verbas federais, considerado "irracional" por juíza. Outra decisão exige pagamento de ajuda externa a contratantes até quarta feira. Juiz de Seattle suspendeu ordem de Trump sobre admissão de refugiados. Ao todo, há 80 ações judiciais desafiando decisões do governo Trump.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Trump enfrenta três derrotas judiciais em apenas 90 minutos
Ouvir a notícia
Trump enfrenta três derrotas judiciais em apenas 90 minutos - Trump enfrenta três derrotas judiciais em apenas 90 minutos
Três juízes federais emitiram decisões desfavoráveis ao presidente Donald Trump em um intervalo de uma hora e meia na terça-feira, abordando ações controversas tomadas no início de seu segundo mandato. As decisões, proferidas em Washington, DC, e no estado de Washington, destacam o papel crucial dos tribunais na oposição às iniciativas de Trump. A juíza Loren AliKhan concedeu uma liminar que bloqueia indefinidamente a administração de congelar subsídios e empréstimos federais, ampliando uma decisão anterior que já havia suspendido a ordem de congelamento de R$ 3 trilhões em gastos federais.
Em sua decisão, AliKhan afirmou que o congelamento era "irracional e precipitou uma crise nacional". Além disso, o juiz Amir Ali, também de DC, ordenou que a administração pagasse valores de ajuda externa devidos a contratantes e organizações sem fins lucrativos até quarta-feira, em resposta a alegações de não conformidade com uma ordem anterior. Essa decisão foi uma reprimenda legal à administração, que enfrentou críticas por não cumprir a ordem que restabelecia contratos e subsídios.
Em Seattle, o juiz Jamal Whitehead emitiu uma liminar que suspende a ordem executiva de Trump sobre a suspensão de admissões de refugiados e financiamento. Whitehead argumentou que as ações de Trump efetivamente anulam a vontade do Congresso em estabelecer o programa de admissões de refugiados. Ele ressaltou que, embora o presidente tenha discrição substancial, essa autoridade não é ilimitada.
Atualmente, a administração enfrenta pelo menos oitenta casos desafiando diversas ações tomadas nas primeiras semanas de Trump no cargo. Embora os demandantes tenham obtido algumas vitórias, a Casa Branca também conquistou decisões favoráveis em casos relacionados à redução da força de trabalho federal e ao fechamento da agência de ajuda externa dos EUA. As decisões judiciais estão agora sendo revisadas mais detalhadamente, com juízes considerando a emissão de liminares para bloquear as ações governamentais contestadas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.