25 de fev 2025
Ucrânia e EUA firmam acordo para desenvolver minerais críticos em busca de cessar-fogo
A Ucrânia firmou acordo com os EUA para desenvolver minerais críticos e energia. O gabinete ucraniano deve recomendar a assinatura do acordo na quarta feira. O pacto é visto como um passo para um cessar fogo com a Rússia, sem garantias de segurança. A ligação econômica pode oferecer um escudo de segurança à Ucrânia, segundo autoridades. A Ucrânia ainda depende de apoio ocidental para armas, enfrentando desafios minerais.
Amostras de minerais de terras raras, da esquerda para a direita, óxido de cério, bastnasita, óxido de neodímio e carbonato de lantânio, estão em exibição durante uma visita à instalação de terras raras da Molycorp em Mountain Pass, Califórnia, em 29 de junho de 2015. (Foto: REUTERS/David Becker)
Ouvir a notícia:
Ucrânia e EUA firmam acordo para desenvolver minerais críticos em busca de cessar-fogo
Ouvir a notícia
Ucrânia e EUA firmam acordo para desenvolver minerais críticos em busca de cessar-fogo - Ucrânia e EUA firmam acordo para desenvolver minerais críticos em busca de cessar-fogo
A Ucrânia e os Estados Unidos firmaram um acordo para desenvolver conjuntamente minerais críticos, petróleo e gás, segundo fontes anônimas. A Casa Branca considera essa iniciativa um passo inicial rumo a um possível cessar-fogo com a Rússia. O gabinete ucraniano deve recomendar a assinatura do acordo na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro. A Casa Branca não comentou sobre o assunto.
O presidente Donald Trump havia pressionado o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a aceitar o acordo, que foi proposto pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, em Kiev no início de fevereiro. Zelensky inicialmente rejeitou a proposta, alegando a falta de garantias de segurança. O acordo mineral não inclui tais garantias, mas autoridades dos EUA afirmam que a conexão econômica com os EUA funcionaria como um escudo de segurança.
Um acordo mais detalhado deve ser elaborado posteriormente. Além disso, essa parceria pode ajudar Trump a mobilizar apoio entre seus eleitores para a continuidade do auxílio à Ucrânia, especialmente se o Congresso precisar aprovar mais ajuda em meio a negociações prolongadas com a Rússia. A Ucrânia ainda depende de apoio militar dos EUA e da Europa.
Trump manifestou interesse em terras raras da Ucrânia, estimando um valor de US$ 500 bilhões. Apesar de relatos sobre depósitos minerais avaliados em US$ 10 trilhões, a Ucrânia não possui reservas significativas reconhecidas internacionalmente. Além das terras raras, o país possui minas de minerais críticos como titânio e gálio, que, embora importantes, não devem gerar os valores esperados. O Ocidente enfrenta o desafio de que a maioria das terras raras deve ser enviada à China para processamento, já que o país domina essa atividade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.