Política

Trump autoriza exploração de florestas nacionais para aumentar produção de madeira nos EUA

Trump assinou ordem para expandir a exploração de florestas nacionais protegidas. A medida visa acelerar permissões e contornar restrições ambientais existentes. Tarifas de 25% sobre produtos canadenses podem aumentar custos da construção. Ambientalistas alertam sobre riscos à poluição e espécies ameaçadas. A ordem busca reduzir dependência de madeira canadense, mas especialistas alertam.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Trump autoriza exploração de florestas nacionais para aumentar produção de madeira nos EUA - Trump autoriza exploração de florestas nacionais para aumentar produção de madeira nos EUA

0:000:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um plano para expandir a indústria madeireira do país, permitindo que empresas desmatem áreas de florestas nacionais protegidas. No último sábado, a administração Trump emitiu uma ordem executiva para a “expansão imediata” da exploração comercial de madeira em terras federais, estabelecendo prazos para que os oficiais acelerem a concessão de licenças e contornem restrições do Endangered Species Act e outras proteções ambientais. A ordem visa aumentar a produção de madeira nacional e reduzir a dependência de “produtores estrangeiros”.

Três dias após a ordem, o governo impôs tarifas de 25% sobre produtos canadenses, incluindo madeira. Embora a ordem afirme que os EUA possuem recursos madeireiros suficientes para atender à demanda interna, especialistas do setor alertam que as tarifas podem elevar os custos de madeira e construção, impactando os preços das habitações. Em 2023, 23,6% da madeira consumida nos EUA foi importada do Canadá, segundo a Forest Economic Advisors.

A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, defendeu a ordem como uma resposta à “ameaça à segurança nacional” representada pela dependência excessiva de madeira estrangeira. Organizações como o American Loggers Council e o Forest Landowners Association apoiam a abertura de terras federais para a exploração madeireira. No entanto, o vice-presidente da North American Timber Service, Rocky Goodnow, destacou que a expansão da indústria madeireira levará tempo e que a construção de mais serrarias e o desenvolvimento da força de trabalho rural são necessários.

Os preços da construção já estão aumentando, com o presidente da National Association of Home Builders, Buddy Hughes, afirmando que a falta de capacidade de serrarias significa que tarifas adicionais prejudicarão a acessibilidade das habitações. O economista-chefe da NAHB, Robert Dietz, indicou que os novos impostos podem elevar os custos de construção entre R$ 7.500 e R$ 10.000 por casa. Para os defensores do meio ambiente, a proposta de abrir terras federais para a exploração madeireira representa riscos significativos, com a Earthjustice alertando que o desmatamento libera poluição e agrava a crise climática. A organização planeja monitorar de perto as ações do US Forest Service e do Bureau of Land Management em resposta à ordem.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela