19 de mar 2025
Câmara dos Deputados instala comissões e define cargos após negociações entre partidos
A instalação das comissões permanentes ocorrerá na quarta feira (19). O PT cedeu a Comissão de Educação ao União Brasil em negociação. O PSD assumiu a Comissão de Minas e Energia, presidida por Diego Andrade. O PL ficou com comissões importantes, como Relações Exteriores e Saúde. A distribuição das comissões reflete alianças estratégicas na Câmara.
Hugo Motta comanda reunião de líderes de bancadas na Câmara (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Câmara dos Deputados instala comissões e define cargos após negociações entre partidos
Ouvir a notícia
Câmara dos Deputados instala comissões e define cargos após negociações entre partidos - Câmara dos Deputados instala comissões e define cargos após negociações entre partidos
Quase cinquenta dias após a eleição de Hugo Motta para a presidência da Câmara, as comissões permanentes da Casa serão instaladas nesta quarta-feira, a partir das 10h. O PL foi escolhido para o colegiado de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Com a licença de Eduardo Bolsonaro, que ficará nos Estados Unidos, o partido pode indicar Filipe Barros para presidir a comissão, conforme declarado por Jair Bolsonaro à Revista Oeste. O governo Lula evitou uma crise com o PSD, garantindo a Comissão de Minas e Energia ao partido de Gilberto Kassab.
Após intensas negociações, os líderes partidários chegaram a um acordo sobre a distribuição das comissões temáticas. O PT abriu mão da Comissão de Educação, que ficará com o União Brasil, que, por sua vez, cedeu a relatoria da Comissão Mista de Orçamento (CMO) ao MDB. A Comissão de Minas e Energia, disputada entre PL e PSD, foi atribuída ao PSD, presidida pelo deputado Diego Andrade. O restante das comissões já tinha destinação definida, com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sob o comando do União Brasil.
O PL, maior partido da Câmara, ficou com as comissões de Relações Exteriores, Saúde, Agricultura, Segurança Pública e Turismo. O PT, com a segunda maior bancada, assumiu Finanças e Tributação e Direitos Humanos. O PSD ficou com Minas e Energia e Esporte, enquanto os Republicanos levaram Comunicação e Desenvolvimento Econômico. O PP terá Aviação e Transporte e Ciência e Tecnologia, e o MDB ficou com Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
As demais siglas receberam uma comissão cada, incluindo Previdência (Podemos), Indústria (PSDB), Trabalho (PDT), Pessoa com Deficiência (PSB), Administração (Avante), Idoso (Solidariedade), Consumidor (PCdoB), Povos Originários (PV), Legislação Participativa (PRD) e Mulher (Psol). As comissões serão oficialmente instaladas na quarta-feira, dia 19.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.