20 de mar 2025
Centrão acredita que reforma ministerial de Lula ficará para depois das eleições de 2026
Reforma ministerial abrangente não será realizada no momento, segundo aliados. O foco do governo é a aprovação de pautas econômicas prioritárias. Isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil é destaque atual. Mudanças pontuais podem ocorrer, mas não há movimentação significativa prevista. A governabilidade é prioridade para o presidente Lula em meio a desafios políticos.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Centrão acredita que reforma ministerial de Lula ficará para depois das eleições de 2026
Ouvir a notícia
Centrão acredita que reforma ministerial de Lula ficará para depois das eleições de 2026 - Centrão acredita que reforma ministerial de Lula ficará para depois das eleições de 2026
Integrantes de partidos da base governista acreditam que a reforma ministerial prometida de forma mais abrangente não será realizada, pelo menos por enquanto. Aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta, informaram que o presidente Lula prioriza a governabilidade neste momento e que os acordos para apoio nas eleições de 2026 devem ser discutidos posteriormente.
Em uma entrevista ao programa Amarelas On Air, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também comentou que não observa movimentações significativas do governo nesse sentido, mas que mudanças pontuais podem ocorrer. A atual prioridade do governo é a aprovação de pautas relevantes para a economia, como a proposta de isenção do imposto de renda para pessoas que recebem até R$ 5 mil.
Essa proposta, embora sujeita a alterações, deve ser aprovada sem grandes dificuldades, segundo parlamentares. O foco do governo em questões econômicas reflete a necessidade de garantir apoio e estabilidade em um cenário político desafiador, onde a construção de alianças será crucial para o futuro.
A expectativa é que, com a aprovação de medidas que impactam diretamente a população, o governo consiga fortalecer sua base e preparar o terreno para futuras negociações políticas, especialmente em relação às eleições que se aproximam.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.