Política

Colômbia realiza operações e elimina 13 guerrilheiros de dissidências das Farc e ELN

Exército colombiano intensifica operações contra ELN e dissidências das Farc, resultando em 13 mortos e apreensões de armamentos.

Soldados do Exército colombiano (Foto: Sebastian Marmolejo/Getty Images)

Soldados do Exército colombiano (Foto: Sebastian Marmolejo/Getty Images)

Ouvir a notícia

Colômbia realiza operações e elimina 13 guerrilheiros de dissidências das Farc e ELN - Colômbia realiza operações e elimina 13 guerrilheiros de dissidências das Farc e ELN

0:000:00

Pelo menos treze integrantes de grupos dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) foram mortos em operações do Exército Nacional da Colômbia entre 22 e 23 de setembro. As ações ocorreram em diversas regiões do país, começando na aldeia de La Paz, em Tibú, onde quatro supostos membros do ELN foram eliminados, além da apreensão de explosivos e armamentos. As autoridades investigam se um dos mortos era um líder da organização.

Um dos confrontos mais intensos ocorreu em El Catatumbo, no departamento de Norte de Santander, onde a disputa territorial entre o ELN e a dissidência das Farc, conhecida como Frente 33, gerou uma crise humanitária. Em Ricaurte, Nariño, tropas da Força de Desdobramento Rápido N° 2 enfrentaram o grupo residual Iván Ríos, resultando na morte de quatro insurgentes. No dia anterior, outras duas mortes foram registradas na mesma área, com a captura de dois suspeitos e apreensão de armamentos.

A Terceira Divisão do Exército informou que, até o momento, foram registradas quatro neutralizações, além da apreensão de material de guerra e de comunicação. As operações militares seguem em andamento, reafirmando o compromisso com a segurança e estabilidade das comunidades locais. Em Carmen de Atrato, Chocó, um guerrilheiro conhecido como “Colita”, da dissidência das Farc, foi morto em uma operação militar.

No município de Sevilla, no Valle del Cauca, tropas da Quinta Divisão, com apoio do Gaula Élite da Polícia Nacional e do Comando Aéreo de Combate N° 7, eliminaram dois guerrilheiros da Frente 57 Yaír Bermúdez, outra facção dissidente das Farc. Durante essa ação, foram apreendidos fuzis e equipamentos militares. O ELN, fundado em 1964, é uma organização guerrilheira que se inspira na Revolução Cubana e é conhecida por sua atuação em sequestros e sabotagens. Atualmente, estima-se que o grupo conte com cerca de 20 mil membros.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela