03 de abr 2025
Trump levanta sanções contra esposa de aliado de Putin enquanto impõe novas restrições a outros russos
O governo dos EUA retirou sanções de Karina Rotenberg, esposa de oligarca russo. A decisão ocorreu sem explicações, enquanto novas sanções foram impostas a outros. Karina e sua família foram sancionados em março de 2022 após invasão da Ucrânia. Críticos, como Garry Kasparov, questionam a lógica da remoção das sanções. Boris e Arkady Rotenberg, aliados de Putin, acumularam bilhões em contratos estatais.
Boris Rotenberg, empresário bilionário russo, escuta sua esposa Karina Rotenberg durante a cerimônia de premiação no Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 em Sochi, Rússia, em 30 de abril de 2017. (Foto: Mikhail Svetlov | Getty Images News | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Trump levanta sanções contra esposa de aliado de Putin enquanto impõe novas restrições a outros russos
Ouvir a notícia
Trump levanta sanções contra esposa de aliado de Putin enquanto impõe novas restrições a outros russos - Trump levanta sanções contra esposa de aliado de Putin enquanto impõe novas restrições a outros russos
O governo dos Estados Unidos retirou as sanções impostas a Karina Rotenberg, esposa de um aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin, enquanto novas sanções foram aplicadas a outros indivíduos e entidades russas. A decisão foi anunciada na terça-feira pela Oficina de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), mas não foi fornecida uma justificativa oficial para a remoção de Rotenberg da lista de sancionados.
Karina Rotenberg, cidadã russa e americana de 46 anos, foi sancionada em março de 2022, junto com seu marido, Boris Rotenberg, e seus filhos, logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A medida visava penalizar elites russas que apoiavam o regime de Putin. A inclusão de cidadãos americanos na lista de sanções é considerada rara.
O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov criticou a decisão, ironizando a retirada das sanções de aliados enquanto novas penalidades são impostas a outros. As sanções anteriores visavam indivíduos que enriqueceram à custa do povo russo e que ocupam posições de destaque em grandes empresas, contribuindo para o apoio à invasão da Ucrânia.
Os irmãos Boris e Arkady Rotenberg, amigos de infância de Putin, já haviam sido sancionados anteriormente por sua ligação com projetos de alto valor, como os Jogos Olímpicos de Sochi e contratos com a Gazprom. A recente remoção de Karina Rotenberg da lista de sanções levanta questionamentos sobre a política dos EUA em relação a figuras ligadas ao Kremlin.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.