07 de abr 2025
Senadores esperam aprovação tranquila de Pablo Cardoso como embaixador em Guiné-Bissau
Senadores preveem aprovação de Pablo Cardoso para embaixada em Guiné Bissau, apesar de polêmica. Sabatina pode ser conturbada, mas rejeição é improvável.
Pablo Cardoso (Foto: reprodução)
Ouvir a notícia:
Senadores esperam aprovação tranquila de Pablo Cardoso como embaixador em Guiné-Bissau
Ouvir a notícia
Senadores esperam aprovação tranquila de Pablo Cardoso como embaixador em Guiné-Bissau - Senadores esperam aprovação tranquila de Pablo Cardoso como embaixador em Guiné-Bissau
Senadores consideram a aprovação do ministro de segunda classe Pablo Cardoso para liderar a embaixada brasileira em Guiné-Bissau como certa, apesar de um incidente polêmico envolvendo um desenho de um "pênis alado" enviado a um colega do Itamaraty. A expectativa é de que a sabatina no Senado seja conturbada, mas com baixas chances de rejeição.
O governo decidiu manter a indicação de Cardoso, o que, segundo os parlamentares, encerra o episódio. Na semana passada, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que estava na presidência interina devido à viagem do presidente Lula, enviou o nome do diplomata ao Senado para apreciação.
Atualmente, o nome de Cardoso e de outras onze autoridades aguardam a leitura em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Após essa etapa, será designado um relator e o presidente da Comissão de Relações Exteriores definirá a data da sabatina.
A Polícia Federal (PF) concluiu que havia indícios de uma suposta ameaça relacionada ao caso, mas o inquérito foi arquivado. A Corregedoria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também foi acionada. Se aprovado, Cardoso assumirá seu primeiro cargo em uma missão no exterior, atualmente ocupando o cargo de ministro-conselheiro na Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.