09 de abr 2025
Cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália precisarão de visto para entrar no Brasil novamente
Cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália precisarão de visto para entrar no Brasil a partir de 10 de outubro. Processo será digital e custará R$ 479.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália precisarão de visto para entrar no Brasil novamente
Ouvir a notícia
Cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália precisarão de visto para entrar no Brasil novamente - Cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália precisarão de visto para entrar no Brasil novamente
A partir de 10 de outubro, cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltarão a precisar de visto para entrar no Brasil. Essa decisão, anunciada por meio de um decreto presidencial, encerra a isenção de visto que estava em vigor desde 2019 e retoma a política de reciprocidade diplomática. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que a exigência é uma resposta à falta de tratamento equivalente por parte desses países, que ainda exigem visto dos turistas brasileiros.
O governo brasileiro não concede mais isenção unilateral de vistos e continua buscando acordos de isenção mútua, como já ocorre com a União Europeia. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que as negociações com os três países estão em andamento. A nova exigência de visto será simplificada, com um processo totalmente digital, sem necessidade de entrevistas presenciais ou comprovação de renda.
O custo do visto será de R$ 479, com validade de até 90 dias por visita. Em 2024, os Estados Unidos foram o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, com 728.537 visitantes, seguido pelo Canadá, que enviou 96.540 turistas, e a Austrália, com 52.888. Apesar do retorno da exigência, o governo acredita que o momento é politicamente favorável para essa mudança.
Embora a decisão não esteja diretamente ligada às tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump sobre produtos brasileiros, interlocutores do Planalto consideram que o novo contexto pode ajudar a reduzir resistências à medida. A expectativa é que a simplificação do processo de visto não impacte negativamente o turismo no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.