18 de abr 2025
Milhares se mobilizam nos EUA contra ações antidemocráticas do governo Trump neste sábado
Milhares de americanos se mobilizam neste sábado, 19, em protestos contra ações do governo Trump, com foco na defesa da democracia.
O presidente Donald Trump e o magnata Elon Musk aparecem como "inimigos públicos" em cartaz no protesto Hands Off, em Los Angeles, na Califórnia. (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Milhares se mobilizam nos EUA contra ações antidemocráticas do governo Trump neste sábado
Ouvir a notícia
Milhares se mobilizam nos EUA contra ações antidemocráticas do governo Trump neste sábado - Milhares se mobilizam nos EUA contra ações antidemocráticas do governo Trump neste sábado
Movimento 50501 mobiliza população contra governo Trump nos EUA
Milhares de pessoas devem participar de protestos neste sábado, 19, em todos os 50 estados dos Estados Unidos, contra ações consideradas antidemocráticas do governo do presidente Donald Trump. A manifestação, denominada “Movimento 50501”, marca o 250º aniversário da Revolução Americana.
O movimento, que surgiu no fórum virtual Reddit, espera mobilizar ao menos 3,5% da população americana, o que equivale a mais de 11 milhões de pessoas. Os organizadores defendem que esse número é essencial para uma “resistência sustentada” e capaz de gerar impacto.
Ações diversificadas em todo o país
Mais de 400 eventos estão programados, incluindo comícios, campanhas de arrecadação de alimentos e ações de limpeza ambiental. O coordenador nacional de imprensa do movimento, Hunter Dunn, explicou à revista Newsweek que o foco é discutir as necessidades de cada comunidade.
“O Movimento 50501 convocou um Dia Nacional de Ação Comunitária, e não um Dia Nacional de Protesto”, afirmou Dunn. Ele ressaltou que as ações variam conforme a região, desde iniciativas de ajuda mútua para vítimas de incêndios florestais até manifestações contra políticas de deportação.
Protestos anteriores e críticas ao governo
Os primeiros protestos contra o governo Trump ocorreram em 5 de fevereiro, poucas semanas após sua volta à Casa Branca. Outras manifestações foram realizadas em 4 de março, sob o lema “Não é meu presidente”, e em 5 de abril, com o slogan “Hands Off” (“Tire as Mãos”), em defesa da democracia.
A mobilização de 5 de abril teve adesão internacional, com atos em cidades da Áustria, França, Alemanha, México, Holanda, Portugal e Reino Unido, em protesto contra a demissão de funcionários federais pelo governo Trump. O movimento critica a “tomada hostil do governo” e a ameaça às instituições democráticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.