18 de abr 2025
Santos e Guarujá se conectam com o primeiro túnel imerso do Brasil até 2030
Túnel imerso entre Santos e Guarujá avança com reuniões na Europa para atrair investidores; propostas serão abertas em agosto.
Vista do local onde será construído o túnel (Foto: Ricardo Stuckert-PR/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Santos e Guarujá se conectam com o primeiro túnel imerso do Brasil até 2030
Ouvir a notícia
Santos e Guarujá se conectam com o primeiro túnel imerso do Brasil até 2030 - Santos e Guarujá se conectam com o primeiro túnel imerso do Brasil até 2030
Projeto do túnel Santos-Guarujá é apresentado a investidores internacionais
O governo federal e o estado de São Paulo buscam financiamento para o primeiro túnel imerso do Brasil, que ligará as cidades de Santos e Guarujá. O projeto, com custo estimado em 6 bilhões de reais e previsão de conclusão até 2030, está em fase de apresentação a empresas do setor em diversos países. A abertura das propostas está marcada para 1º de agosto.
O túnel terá 1,5 quilômetro de extensão, com 870 metros submersos, e contará com três faixas de rolamento por sentido. Além de veículos, o projeto prevê espaço para circulação de veículos leves sobre trilhos (VLT), pedestres e ciclistas.
Ministro viaja para Europa em busca de parcerias
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, iniciou uma viagem na segunda-feira, 21, para apresentar o projeto a investidores europeus. A agenda inclui reuniões com empresas com experiência em construções de túneis submersos.
Em Portugal, o governo busca a participação da Mota-Engil, cujos projetos incluem os túneis de Dalian e Hong Kong–Zhuhai–Macau, em parceria com a CCCC, empresa chinesa. Na Holanda, os encontros são com a Ballast Nedam, responsável pelo túnel de Nieuwe Waterweg, e a TEC Tunnel, que atuou nos túneis Øresund (Dinamarca-Suécia) e Busan-Geoje (Coreia do Sul).
Inspeção de obras na Dinamarca
A visita técnica será finalizada na Dinamarca, com a inspeção das obras do túnel de Fehmarnbelt, que terá 18,1 quilômetros e se tornará o mais longo túnel submerso combinado (rodoviário e ferroviário) do mundo. O objetivo é obter insights e avaliar tecnologias para o projeto brasileiro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.