Política

Trump autoriza pesca comercial em reserva oceânica, gerando controvérsia ambiental

Trump libera pesca comercial em reserva marinha, desafiando proteções ambientais e gerando reações polarizadas entre apoiadores e críticos.

Área de conservação foi estabelecida em dois mil e nove pelo presidente George W. Bush e ampliada em dois mil e quatorze por Barack Obama, alcançando 1,3 milhão de quilômetros quadrados. (Foto: John Foxx/Stockbyte/ThinkStock/VEJA)

Área de conservação foi estabelecida em dois mil e nove pelo presidente George W. Bush e ampliada em dois mil e quatorze por Barack Obama, alcançando 1,3 milhão de quilômetros quadrados. (Foto: John Foxx/Stockbyte/ThinkStock/VEJA)

Ouvir a notícia

Trump autoriza pesca comercial em reserva oceânica, gerando controvérsia ambiental - Trump autoriza pesca comercial em reserva oceânica, gerando controvérsia ambiental

0:000:00

Trump libera pesca comercial em reserva marinha no Pacífico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a pesca comercial no Monumento Nacional Marinho do Patrimônio das Ilhas do Pacífico. A medida, anunciada na quinta-feira, 17, é a primeira em mais de dez anos que permite operações industriais na região.

A área de conservação, com 1,3 milhão de quilômetros quadrados, foi criada em 2009 e ampliada em 2014. Localizada a cerca de 1.200 quilômetros a oeste do Havaí, abriga espécies ameaçadas como tartarugas-marinhas e baleias.

Trump também determinou a revisão de regulamentações pesqueiras e solicitou análise de outras áreas protegidas. O objetivo, segundo o presidente, é tornar os EUA “o líder mundial dominante em frutos do mar”.

A decisão foi elogiada por republicanos e pescadores do Pacífico. Eles argumentam que as restrições anteriores prejudicavam as comunidades locais.

Ambientalistas criticam a medida

Organizações ambientalistas expressaram preocupação com o impacto da pesca na biodiversidade da região. O Centro para Diversidade Biológica classificou a ação como um “presente para as frotas de pesca industrial”.

Robert H. Richmond, ecologista marinho da Universidade do Havaí, defende que áreas protegidas beneficiam a pesca, pois garantem a reprodução eficiente dos peixes. A medida representa uma ameaça aos ecossistemas marinhos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela