Política

Moradores de Pinheiros protestam contra demolição de prédio histórico da Cultura Inglesa

Moradores de Pinheiros protestam contra a demolição do prédio da Cultura Inglesa, projetado por Rino Levi, e cobram preservação do patrimônio histórico.

Edifício foi construído em 1980 (Foto: Reprodução/Instagram)

Edifício foi construído em 1980 (Foto: Reprodução/Instagram)

Ouvir a notícia

Moradores de Pinheiros protestam contra demolição de prédio histórico da Cultura Inglesa - Moradores de Pinheiros protestam contra demolição de prédio histórico da Cultura Inglesa

0:000:00

Moradores contestam demolição de prédio histórico na zona oeste de São Paulo

Moradores do bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, protestam contra a demolição do antigo prédio da Cultura Inglesa, na rua Deputado Lacerda Franco. A ação, iniciada neste sábado, é questionada pelo movimento Pró-Pinheiros, que critica a falta de diálogo com a Prefeitura e a construtora SRK, responsável pelo novo empreendimento no local.

O edifício, construído em 1980 pelo escritório do arquiteto Rino Levi, possui relevância arquitetônica e valor simbólico para a comunidade. Apesar de não ser tombado, o grupo argumenta que o prédio é um importante marco da memória do bairro, abrigando a Cultura Inglesa por muitos anos e promovendo projetos culturais e ações sociais.

"Até quando vamos perder nosso patrimônio?", questionou o movimento Pró-Pinheiros em suas redes sociais, expressando preocupação com a perda de referências culturais na cidade. Os moradores lamentam a falta de informações sobre o novo projeto e cobram um posicionamento da construtora e dos órgãos de preservação.

O edifício da Cultura Inglesa fazia parte do acervo de estudos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). O movimento exige que a prefeitura e a empresa se manifestem sobre a demolição, defendendo que a cidade não pode perder seus marcos de memória em busca de lucro imediato.

Vereador critica a falta de ação da prefeitura

O vereador Nabil Bonduki (PT) criticou a Prefeitura de São Paulo por não ter se antecipado e iniciado o processo de tombamento do edifício. Em publicação nas redes sociais, ele acusou o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) de ser "conivente com essa destruição".

A Prefeitura de São Paulo e a construtora SRK foram procuradas pelo UOL para comentar o caso, mas não retornaram o contato até o momento. O espaço permanece aberto para manifestação.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela