25 de abr 2025
Guido Mantega é substituído antes da assembleia de acionistas da Eletrobras
Guido Mantega não será mais conselheiro fiscal da Eletrobras, a apenas cinco dias da assembleia que votará a ampliação do poder do governo na empresa.
Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda (Foto: Givaldo Barbosa Direitos/O Globo)
Ouvir a notícia:
Guido Mantega é substituído antes da assembleia de acionistas da Eletrobras
Ouvir a notícia
Guido Mantega é substituído antes da assembleia de acionistas da Eletrobras - Guido Mantega é substituído antes da assembleia de acionistas da Eletrobras
O economista Guido Mantega não fará mais parte do conselho fiscal da Eletrobras. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 24, pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O Ministério de Minas e Energia comunicou internamente que Mantega será substituído por outro nome, conforme documento datado de terça-feira, 22.
Mantega foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de março, em uma estratégia para aumentar a participação do governo na administração da Eletrobras. A mudança ocorre a apenas cinco dias da assembleia de acionistas, marcada para o dia 29, onde será votado um acordo que amplia o poder da União na empresa.
O acordo permitirá ao governo ocupar mais duas cadeiras no conselho de administração e uma no conselho fiscal. Além disso, a proposta deverá ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após a assembleia. No dia da indicação de Mantega, o Palácio do Planalto anunciou outros nomes para o conselho de administração, incluindo Maurício Tolmasquim, ex-diretor da Petrobras, e os ex-ministros Silas Rondeau e Nelson Hubner.
A decisão de Mantega de não assumir a posição foi comunicada a aliados, que relataram que a escolha de um novo nome deve ocorrer até a próxima terça-feira. O ministério, liderado por Alexandre Silva, ainda não se manifestou sobre a substituição. A vaga que seria ocupada por Mantega renderia um salário de R$ 13 mil mensais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.