27 de abr 2025
Igreja Católica inicia luto de nove dias após sepultamento do papa Francisco
Igreja Católica inicia luto de nove dias após a morte do papa Francisco; Conclave pode ser antecipado se cardeais estiverem presentes.
Cardeal coloca sua mitra durante a missa do início do conclave (Foto: Andrew Medichini/AP)
Ouvir a notícia:
Igreja Católica inicia luto de nove dias após sepultamento do papa Francisco
Ouvir a notícia
Igreja Católica inicia luto de nove dias após sepultamento do papa Francisco - Igreja Católica inicia luto de nove dias após sepultamento do papa Francisco
Após o sepultamento do papa Francisco, ocorrido no sábado (26), a Igreja Católica inicia um luto de nove dias antes da eleição do novo pontífice, conhecida como Conclave. A votação está prevista para começar após o dia 5 de maio, mas pode ser antecipada se todos os cardeais estiverem presentes no Vaticano.
Atualmente, 135 cardeais estão aptos a votar, embora dois tenham anunciado que não comparecerão. A ausência do cardeal espanhol Antonio Cañizares Llovera e do cardeal bósnio Vinko Puljic pode impactar o bloco conservador na votação. O Vaticano convocou todos os cardeais do mundo para compor o Colégio dos Cardeais, que atualmente conta com 252 religiosos, incluindo oito brasileiros.
Na primeira Congregação Geral dos Cardeais, realizada na terça-feira (22), foi decidido que o cardeal Pietro Parolin presidirá a missa no domingo (27), segundo dia de luto. Os cardeais também farão uma visita ao túmulo do papa Francisco, em Santa Maria Maggiore. A próxima Congregação Geral está agendada para segunda-feira (28).
O início do Conclave depende da presença dos cardeais eleitores no Vaticano. A votação ocorre na Capela Sistina, onde os cardeais fazem um juramento de segredo absoluto. Para ser eleito, um cardeal precisa obter dois terços dos votos, que são secretos e queimados após a contagem. Se o Conclave reunir 133 cardeais, serão necessários pelo menos 89 votos para a eleição.
Historicamente, os Conclaves têm sido rápidos, com os de Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, concluídos em apenas dois dias. No entanto, já houve casos em que eleições se estenderam por semanas, como no século 13, quando um Conclave durou mais de dois anos. A Santa Sé prorrogou até 31 de maio as credenciais temporárias de jornalistas que cobrem o Vaticano, e o calendário de imprensa indica o período de funeral e Conclave entre 21 de abril e 11 de maio.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.