30 de abr 2025

Consolidação de partidos faz bem à democraciaApós acenos de União e PP a Bolsonaro, Gleisi diz que federação tem que ‘explicar contradições’Cúpulas de União Brasil e PP concentram poder na federação, esvaziam direções locais e vão decidir candidaturas nos estadosPP anuncia controle de SP em federação e recua após queda de braço com Milton Leite
+19 Fontes
Política

União Brasil e PP formam federação e se tornam a maior força política do Congresso

União Brasil e PP formam a União Progressista, a maior força do Congresso, mas enfrentam conflitos internos sobre candidaturas estaduais.

Federação União Brasil e PP é lançada (Foto: Assessoria PP)

Federação União Brasil e PP é lançada (Foto: Assessoria PP)

Ouvir a notícia

União Brasil e PP formam federação e se tornam a maior força política do Congresso - União Brasil e PP formam federação e se tornam a maior força política do Congresso

0:000:00

O União Brasil e o Progressistas (PP) anunciaram a formação da federação União Progressista, que se torna a maior força política do Congresso, com 109 deputados e 14 senadores. O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. A aliança visa consolidar a direita para as eleições de 2026.

A federação, que deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitirá que os partidos atuem como uma única sigla por pelo menos quatro anos. Durante esse período, as legendas devem alinhar suas candidaturas nas eleições estaduais e nacionais. O comando da federação será inicialmente compartilhado entre os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda.

Entretanto, a nova aliança enfrenta divergências internas sobre candidaturas a governadores em estados como Paraná e Pernambuco. Em Pernambuco, por exemplo, há disputas entre o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União), e o deputado Mendonça Filho (União), que apoia a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). O PP, que também é parte da base de Lyra, terá que buscar consenso nas candidaturas.

A federação também se destaca por seu manifesto político, que defende um choque de prosperidade e menos intervenção do Estado na economia. O documento critica a gestão do PT, afirmando que os governos, desde a redemocratização, falharam em promover crescimento econômico. O grupo se apresenta como uma alternativa ao atual governo, buscando um espaço no centro da política.

Além disso, a federação terá acesso a um fundo partidário de quase R$ 1 bilhão, o que pode aumentar sua influência nas eleições. Apesar das tensões internas, a união entre União Brasil e PP representa um movimento significativo na política brasileira, especialmente em um cenário de fragmentação partidária.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela